Minha Bíblia Shedd como deve ser. Bem marcada.

Meu renovado interesse por Bíblias de Estudo

Héber Negrão
3 min readFeb 25, 2020

--

Nesta semana escrevi alguns tweets com enquetes sobre Bíblias de Estudo mais relevantes para meus seguidores. Bom, estou passando por aqui pra explicar o motivo deste meu do meu recém renovado interesse pelo tema de Bíblias de Estudo.

Estou com a minha Bíblia Shedd há 20 anos. Ela tem sido minha companheira de devocional, de preparação de inúmeros estudos bíblicos e pregações, ela esteve comigo em minha primeira viagem missionária internacional a Moçambique. A coitada sofreu nas minhas mãos durante meus anos de seminário porque eu escrevia muitas informações das aulas nas suas margens, grifava versículos chaves que os professores nos mandavam decorar, anotava esboço dos devocionais das capelas. Enfim, ela tem sido uma grande companheira até aqui.

Mas agora, 20 anos depois, percebi que estou precisando de uma ferramenta mais profunda em termos de Bíblia de Estudo. Não se enganem, a Bíblia Shedd tem ótimas notas de estudo e Nótulas Homiléticas sensacionais (pequenos esboços de sermão). Mas nos últimos anos a profundidade das notas da Shedd tem me deixado ansioso para ter mais informações.

Sim, eu uso diversos comentários e outros auxílios exegéticos nas preparações dos meus estudos e sermões. Mas não dá pra levar todo esse material embaixo do braço pra cima e pra baixo. É inegável a praticidade de uma Bíblia de Estudo.

Com uma Bíblia de Estudo você pode ter, em um único volume, diversas informações relevantes sobre o texto que você está estudando. Alguns dos recursos disponíveis são: informações sobre o livro, contexto histórico, notas de estudo, gráficos, mapas, referências cruzadas e concordância bíblia. Além de ser super prático para levar para a igreja e acompanhar o sermão, os estudos da EBD e do discipulado.

Essas informações adicionais que uma Bíblia de Estudo oferece levam o cristão a ter um maior aproveitamento do que está sendo ensinado, pois ele não ficará limitado ao conhecimento que sai da boca do instrutor. Que fique claro que não estou colocando em cheque a proficiência bíblica do instrutor em questão. O fato é que se você tem um amplo conhecimento sobre um determinado assunto sobre o qual você está aprendendo isso tornará o seu aprendizado mais prazeroso e atrativo.

Pois bem, depois de um prolongado estudo entre as diversas Bíblias de Estudo disponíveis no mercado brasileiro, fiquei preso numa dúvida cruel entre a Bíblia de Estudo Nova Almeida Atualizada (NAA) e a Bíblia de Estudo da Nova Versão Transformadora (NVT). Ambas são sensacionais e foram recentemente lançadas no país sendo republicações de excelentes obras americanas. A NAA é uma publicação da renomada English Standard Version Study Bible, da Crossway e a NVT é a publicação do seu equivalente em inglês New Living Translation Study Bible, da Tyndale House Publisher.

Depois que deixei de lado a pesquisa das outras Bíblias de Estudo e foquei entre essas duas, minha primeira decisão foi de comprar a NVT, basicamente porque eu gosto muito da linguagem dela. É atual, fiel, muito clara e fácil de entender. Mas no decorrer da pesquisa percebi que a qualidade dos comentários, estudos bíblicos, profundidade de pesquisada NAA são consideravelmente superiores aos da NVT. Então eu decidi por comprar uma Bíblia de Estudo da Nova Almeida Atualizada.

E olha, eu pesquisei tanto sobre o tema que vou escrever um texto comparativo entre a Bíblia de Estudo NAA e NVT e publicar aqui no Medium para ajudar aqueles que estão passando pelo mesmo dilema que eu. Aguardem!

--

--

Héber Negrão

Ei menino deixe de tristeza, veste um sorriso cor de céu.