Crise de ansiedade: um labirinto chamado subconsciente.

Heitor Farias
Labirinto do filme Maze Runner.

Vocês lembram da primeira cena de Maze Runner? Onde o jovem Thomas acorda dentro de um escuro elevador em movimento, e não consegue se lembrar nem de seu próprio nome. Essa é minha descrição para um estado psicológico chamado crise de ansiedade.

Tudo começou como fosse uma mistura química, pois misturei três elementos desastrosos que me causou uma explosão mental. O primeiro foi o fim de um relacionamento, o segundo foi autocobrança por acreditar que tinha achado o emprego da minha vida e o terceiro foi cansaço, pois precisar viajar mais de 4h todos os dias para chegar no serviço.

São claros os motivos que você está passando por um problema, mas a solução é algo muito distante. A ansiedade não é notável como uma gripe ou uma virose.

A ansiedade é aquele ingrediente errado que você adiciona por descuido em sua vida, e depois você não sabe o que fazer para colocar as coisas no lugar.

Me lembro exatamente como tudo isso começou… Estava voltando de metrô para casa depois de mais um dia cansativo de trabalho e ao descer as escadas da estação, me deparo com milhares de pessoas aglomeradas na plataforma tentando entrar no trem. Essa rotina já era comum em minha vida, porém com a cabeça cheia de problemas tive surto de estresse naquele momento. Algo como se minha mente sentisse vontade de gritar e minha consciência tapasse minha boca.

Esperei um longo tempo de para consegui embarcar naquele trem. Hoje vamos nomear ele de trem da ansiedade, porque quando aquelas portas fecharam, senti claustrofobia.

A sensação que eu senti naquele momento era que ao bater das portas, todo oxigênio que existia naquele ambiente sumisse. Meu coração batia tão forte que era possível sentir as batidas sem colocar a mão no peito. Tive que descer na estação seguinte e tomar fôlego até conseguir retomar a viagem e chegar em casa.

No dia seguinte, tive medo de sair de casa e sentir aquela mesma sensação novamente. Me sentia inseguro sozinho. Achava que ia passar mal a qualquer momento e não teria ninguém para me ajudar, realmente estava preso em um labirinto chamado subconsciente.

Liberte-se da escravidão mental. Ninguém além de você pode libertar sua mente

Não lembro ao certo o que me fez sair da crise de ansiedade mas o que me ajudou a superar esse estado psicológico foi querer ser maior que as muralhas que eu mesmo construi ao meu redor. No fundo eu sabia que tudo que estava passando era momentâneo e que ia passar, não importava o tempo que fosse.

Eu precisava lidar com meus medos. Então fiz da ansiedade uma experiência necessária para entender como lidar com meu próprio eu.

Meu antidepressivo

Minha dose diária de antidepressivos. Meu cachorro, Montanha.

Quando a dor já se tornava insuportável ganhei o Montanha, e foi como morfina. Toda aquela sensação ruim foi embora na hora.

Substitui toda aquela preocupação comigo mesmo por uma responsabilidade de cuidar de um ser que dependia de mim para viver.

A única falta de fôlego e coração acelerado que sentia do fechar das portas do metrô agora eram de abrir a porta de casa e ver aquela coisa peluda que pulava toda feliz quando me via. Assim descobri que o destino o colocou em minha vida como um mapa para a saída do meu labirinto.

Eu me senti amado, isso mudou tudo! Ele demonstrava que eu era a pessoa mais importante da vida dele.

Caso você se identifique com o meu relato ou conheça alguém que esteja passando por essa situação, ajude-a. As vezes as pessoas só precisam ser lembradas o quanto são importantes em algum lugar desse mundo. No meu caso, foi meu cachorro que me fez lembrar disso tudo.

Desabafe. Liberte-se desse labirinto pessoal.

Obrigadx

Twitter: https://twitter.com/puutzheitor
Instagram: https://www.instagram.com/heitorfp/
Behance: https://www.behance.net/Hespeto

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade