UX sem pesquisa é só Designer

Heitor Farias
Jul 26 · 2 min read
https://www.freepik.es/fotos-vectores-gratis/banner

Todos nós ouvimos alguma frase que nos impacta ao decorrer de nossa carreira profissional. Sendo assim, hoje venho deixar meu relato sobre a teoria que UX Design sem pesquisa é apenas Designer.

No dia 16 e 17 de abril, fomos à campo testar novas funcionalidades de um produto que a Dotz, em breve, lançará no mercado. Foram dois dias repletos de aprendizados e uma dose diária de que “toda certeza nem sempre é absoluta”. E porque isto? Eu explico.

Quase sempre subestimamos nossos usuários e temos plena certeza que os conhecemos perfeitamente, no entanto, esquecemos que essas pessoas estão constantemente evoluindo e aprendendo.

Nossas hipóteses eram que pessoas de Classe C e D não entendiam uma linguagem técnica, que seus aparelhos celulares eram desatualizados e que tinham dificuldades com as novas funcionalidades, como Touch ID e Face ID. Hipóteses falhas!

Você sabia que a maioria das pessoas que se consideram de classe média baixa tem um celular ou uma televisão de última geração? Pois é, agora você sabe!

Alguns dos fatos que explicam esse crescimento de patrimônio é que todos os usuários convivem, direta ou indiretamente, com pessoas de menor e maior poder aquisitivo. No entanto, grande parcela desse público possui cartão de crédito, onde concentram maior parte de seus gastos, aproveitando a oportunidade de parcelamento de suas compras, possibilitando a compra desses mesmos produtos de última geração.

Segundo a empresa Kantar Worldpanel, 17% da população da classe C possui um smartphone. Telas grandes, acima de 4,5 polegadas, são preferência. Além da classe C, o uso dos smartphones também teve um avanço significativo na classe D/E. De acordo com a Kantar, o número passou de 5% da população em 2012 para 12% no ano passado. Na classe A, o uso chegou a 26% em 2013, ante 16% em 2012.

Sendo assim, fica o questionamento. Você realmente conhece seu público?

Obrigadx

Twitter: https://twitter.com/puutzheitor
Instagram: https://www.instagram.com/heitorfp/
Behance: https://www.behance.net/Hespeto
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/heitor-farias-pereira-973498a8/

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade