Olha eu aqui mais uma vez disposta a questionar conceitos que tenho visto espalhados por ai.

Design System. Um bom designer tem corrido atrás desse conceito pra se atualizar, não é? Inclusive essa deve ter sido sua motivação para abrir esse texto. Mas eu decidi compartilhar não uma formula mágica ou algo assim. Decidi discutir algo simples: será que os designers criam guidelines ou design systems?

Primeiro vamos a um passei histórico pelo processo de design. A documentação sempre existiu com dois nomes bem conhecidos por nós: brand book e manual da marca. O mundo evoluiu e coisa e tal e chegou o design digital.

Mais um tempo se passou. As tecnologias ficaram mais robustas e…


Queria abrir um debate legal sobre algo que vem me tirando o sono.

Frequentemente me vejo em conversas com designers que não aguentam mais ser confundidos. O papo é sempre o mesmo: “me contrataram como UX, cheguei lá e passo o dia desenhando telas e mais telas…”.

Ao buscar um UX designer, tive muita dificuldade em achar um profissional que se colocasse corretamente (na minha percepção) como um especialista em entender o usuário. Encontrei portfólios lindos, de encher os olhos, mas com foco em desenho de interfaces. Apesar dos candidatos se colocarem como UX, não tinham um caso de estudo detalhado em seu site.

As empresas, por outro lado, tem culpa nisso também…


Um dia fui pega por uma grande questão: por que não falamos sobre saúde e sexualidade para mulheres lésbicas e bissexuais? Será que os riscos são os mesmos? Por que nenhum médico nunca me disse o quão exposta eu poderia estar e nem me ensinou como me prevenir?

De uma indignação pessoal nasceu este projeto. Por que nenhum ginecologista que eu passei conseguia me orientar sobre os cuidados que eu deveria ter ao me relacionar com outra mulher? Será que eu que dei azar a vida toda ou esta era uma situação corriqueira? …


O mercado financeiro brasileiro é sem dúvidas um dos maiores produtores de tecnologia hoje no Brasil. A busca pela experiência descomplicada — e descontraída — ao falarmos de dinheiro veio pra ficar e cresce exponencialmente. É claro que as fintechs deram um belo empurrão e elevaram o nível das experiências digitais dos consumidores. Sendo assim, os bancos tradicionais tiveram que se mexer e investiram pesado no redesenho de seus fluxos.

Para saber um pouco mais sobre este mercado e este desafio, indico a leitura desta matéria da revista Exame.

O mesmo acontece ao falarmos sobre o nicho das corretoras de…


O papel da empatia dentro daquilo que queremos criar e as diferenças como vantagem competitiva. Vamos ouvir para projetar?

Neste texto aqui, falei sobre os princípios do design universal e em como aplicá-los a produtos e projetos digitais.

Logo depois, comecei a revirar meus cadernos atrás das anotações que eu havia feito em algum momento durante as aulas de Design Universal. Levou algum tempo, mas encontrei o que procurava. Os registros resumiam a diferença entre três paradigmas: excludente, integrativo e inclusivo. Estas três palavrinhas são bastante usadas em estudos sobre educação, mas por que não relacioná-las ao design, ao desenvolvimento…


Há pouco mais de seis meses tive a oportunidade de entregar o projeto que mais me orgulho até hoje: meu tcc. Com o foco em design de serviço e digital, propus uma solução na área da saúde da mulher.

Apesar de, normalmente, o processo de desenvolvimento e criação de um trabalho de conclusão ser uma grande dor de cabeça para alguns, eu encarei como uma oportunidade de aprender, refletir e colocar em prática tudo que me foi ensinado durante a graduação.

Logo, decidi compartilhar alguns aprendizados, reflexões e discussões com o mundo. …


Pesquisa visual de símbolos e ícones sapatomicos e bissexuais, cheios de significantes e significados.

Imaginem só vocês o que acontece quando procuramos no google imagens as palavras: lésbica, sexualidade, saúde e bissexual… pensaram? Pois é, é uma enxerruda de cenas pornos que objetificam e afirmam o feitiche que existe quando falamos sobre sexo entre mulheres.

Mas existem coisas legais, como as imagens abaixo:


A rolagem infinita e a descoberta de conteúdo na experiência do usuário.

Há um tempo atrás, trabalhei em uma empresa que desenvolve aplicativos. Eu não podia imaginar o mundo de detalhes e decisões extremamente difíceis que nos acompanham diariamente.

Um dos meus primeiros desafios foi elaborar um estudo sobre o uso do scroll infinito em aplicativos e sites. Algo que me surpreendeu durante a pesquisa é que achei apenas um artigo relevante em português falando sobre o assunto. Me senti um pouco decepcionada, e então resolvi compartilhar com o mundo os aprendizados que eu tive nessa imersão.

Vamos ao que interessa!

Quando devemos usar o scroll infinito?

Basicamente existem três situações em que o uso do scroll infinito…

Helena Duppre

Achei que era UX/UI designer, ai mudaram tudo pra product design. No fim, sou só mais alguém que acredita o design pode mudar o mundo. www.helenaduppre.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store