Acupuntura Estética

Envelhecer é um processo fisiológico natural do qual estamos sujeitos. Não é possível interromper este processo, mas podemos melhorar a qualidade do envelhecer, principalmente na estética, que eleva a autoestima. Podemos classificar o processo de envelhecimento como extrínseco (que vai de fora para dentro) e intrínseco (que está dentro). A principal queixa das mulheres e dos homens é em relação às rugas da face, já que a face é o nosso cartão de visitas.

A Acupuntura deixou de ser vista apenas como uma técnica para tratamento de doenças e alívio das dores. A Acupuntura Estética tem mostrado bons resultados nos procedimentos de beleza. É uma alternativa eficaz, praticamente indolor e sem efeitos colaterais.
 
 O procedimento é feito da mesma maneira que as sessões de Acupuntura tradicionais. Os pontos de energia do corpo que não estão em harmonia são estimulados com agulhas de diversos tamanhos e espessuras.

A medicina chinesa vê o ser humano como um todo, e a Acupuntura tem como função equilibrar e liberar a energia que percorre pelos 14 meridianos do organismo. A técnica da aplicação das agulhas visa o desbloqueio de pontos obstruídos para o reequilíbrio do organismo. É esse equilíbrio energético que vem acompanhado de uma reparação estética. O método é indolor e evita cirurgias e procedimentos mais invasivos.

A Acupuntura estética diferencia de outros tratamentos de beleza, porque considera o paciente como um todo, já que os problemas estéticos normalmente têm ligação com algum desequilíbrio nos órgãos internos e com isso os resultados são aparentes.
 
 A acupuntura estética está ganhando cada vez mais adeptos por ser pouco invasiva e por mostrar ótimos benefícios, principalmente por tratar o paciente de dentro para fora. Assim sendo, o paciente acaba tratando os órgãos internos enquanto a superfície da pele se torna mais saudável.

A Acupuntura Estética pode ser dividida em:
1. Acupuntura Estética Facial:
2. Acupuntura Estética Corporal.


Acupuntura Estética Facial

a) Na aplicação estética, a Acupuntura combate as mudanças provocadas pelo tempo como gorduras localizadas, flacidez, estrias, hidrolipodistrofia ginóide (celulite) e rugas (rejuvenescimento facial), manchas, acne, calvice, melhora a queda de cabelos, entre outros problemas;

b) A Acupuntura Estética Facial, no caso de rugas profundas, tem como objetivo harmonizar a pele dando maior vitalidade, maior firmeza, fortalece a musculatura, preenche sulcos e melhora a qualidade da pele realçando sua beleza;
 
 c) A Acupuntura Estética Facial faz com que os músculos faciais entrem em harmonia, o que causa a volta e a renovação da elasticidade da pele, hidratando, firmando e reavivando o tecido epitelial.


Acupuntura Estética Corporal

a) As mulheres chinesas, há mais de cinco mil anos, já recorriam à técnica das agulhas para amenizar os efeitos do tempo no rosto. Hoje a Acupuntura Estética Corporal é um método mais recente, e leva a resultados bastante satisfatórios;

b) A Acupuntura Estética Corporal é mais eficaz no combate à gordura localizada do que no emagrecimento. As agulhas são muito importante como complemento do tratamento no emagrecimento, ajudando a perder a gordura localizada, firmando e auxiliando na tonicidade e textura da pele, reduzindo as medidas e um pouco do excesso, se tornando um grande auxiliar para quem deseja perder peso;

c) Na Gordura Localizada, quando não se trata de caso muito avançado, é provável conseguir resultados satisfatórios, porém quando se trata de casos mais avançados é necessário primeiramente mudar o estilo de vida, para então começar o tratamento com acupuntura e obter resultados melhores, mas o tratamento é individualizado e o resultado varia muito de pessoa para pessoa.

Para esclarecimento, a Acupuntura Estética tem seus limites de melhora. Ela não elimina rugas profundas, nem excesso de pele, mas visivelmente melhora a qualidade do epitélio.

Dados importantes
 
 Acupuntura e Cirurgia plástica — as agulhas de Acupuntura promovem uma melhor circulação local e ajuda na regeneração dos tecidos acelerando a recuperação dos pacientes;
 
 Eficácia no Tratamento — apesar do tratamento com Acupuntura ser muito eficaz, há variações nos resultados de cada paciente. Uns respondem melhor que outro, mas em geral todos atingem um grau de satisfação;

A Acupuntura nas cicatrizes deixadas pelas intervenções cirúrgicas — com alguns protocolos de Acupuntura, é possível melhorar em muito as marcas deixadas pelas intervenções cirúrgicas;

A Acupuntura e as Queloides e Cicatrizes Hipertróficas — A Acupuntura através de alguns protocolos específicos é eficaz no tratamento dessas lesões.
 
 Contra Indicação

Evidentemente a Acupuntura é eficaz para tratar qualquer patologia, mas em alguns casos há algumas restrições ou contra indicação, dependendo do caso. Por exemplo:
 — Câncer (dependendo do local onde a doença se desenvolveu, alguns pontos devem ser evitados);
 — Pessoas que façam uso de anticoagulantes;
 — Marca passo (principalmente quando se trata de eletroacupuntura);
 — Gestantes.

Tempo de Tratamento:

Facial — geralmente 6 sessões;
 Corporal — 10 a 15 sessões.
 
 Duração dos resultados da Acupuntura estética após tratamento.
 Normalmente dura 1 ano, mas como qualquer tratamento, a prevenção ajuda a retardar o aparecimento de novas rugas.