10 ideias do que fazer na Aposentadoria!

Essa expressão é originada da palavra “aposentos”. Então aposentar tem o significado de retirar-se para seus aposentos, sua casa, seu lugar de viver. Historicamente servia para indicar que uma pessoa estava sem condições de continuar a ser produtiva, que não tivesse mais capacidade de trabalhar, e o seu destino era ir para seus aposentos…

É interessante também saber o significado da palavra “trabalho”. Do latim tripalium, termo formado pela junção dos elementos tri, que significa “três”, e palum, que quer dizer “madeira”. Tripalium era o nome de um instrumento de madeira destinado a torturar os que não podiam ou queriam pagar os impostos. Desse modo, originalmente, “trabalhar” significava “ser torturado”.

Por tudo que vai dito acima, o sentimento de muitas pessoas com relação ao trabalho, na época atual, é de que possa ser um fardo, uma obrigação nem sempre prazerosa, especialmente para quem trabalha numa atividade que não corresponde a sua vocação ou expectativas pessoais.

Esse texto tem como finalidade abranger alguns aspectos do processo de aposentadoria. Na verdade, cada pessoa vive este momento conforme suas condições psicológicas, históricas e sociais. Tanto pode configurar-se como “morte social”, quanto como início de um novo espaço-tempo, amplo em perspectivas e realizações.

KIT DE SOBREVIVÊNCIA PARA RÉCEM-APOSENTADOS

As sugestões, ideias e palpites, abaixo relacionados nada mais são do que um conjunto de rotinas úteis e saudáveis. São aparentemente simples, o que não significa serem fáceis de colocá-las em prática. Faça uma avaliação de cada uma e selecione aquelas que lhe pareçam mais adequadas ao seu estilo de vida.

1. Considere que a aposentadoria pode ser uma valiosa fase da vida de escolhas prazerosas.Para que isso aconteça de fato é importante elaborar um lista sobre as coisas que gostaria de fazer. Numa folha de papel, ESCREVA o que sempre pretendeu fazer, mas que o tempo ocupado com afazeres do trabalho profissional jamais permitiram planejar e realizar…

“CONSIDERE A APOSENTADORIA NÃO COMO UMA MORTE SOCIAL, MAS UM NOVO E PROMISSOR PERÍODO NA VIDA” HC

2. A aposentadoria deve ser a ocasião ideal para realizar sonhos, sem o incômodo das obrigações e, além disso, o momento bom no processo de CRIATIVIDADE — a manifestação mais expressiva do ser humano! Invente, crie um elenco de atividades de maneira que preencham seu tempo livre. Ex: aprender ou complementar os conhecimentos sobre novos recursos tecnológicos para manter-se atualizado(a) com as modernices do mundo!

“VIVER É PARTICIPAR, SER PRODUTIVO E PROMOVER O BEM ESTAR DAS PESSOAS QUE VIVEM AO SEU REDOR” HC

3. Admita descansar sem tornar-se inativo(a) e, jamais abra mão de interromper o contato regular com outras pessoas. A troca de experiências é um manancial para estimular o prazer de viver, descobrir e encantar-se diante das diferenças e da individualidade das pessoas. Semanalmente, relacione quem você pode telefonar, visitar ou marcar um encontro…

“O ENRIQUECIMENTO DA EXISTÊNCIA ACONTECE, ESPECIALMENTE, PELO NÚMERO DE AMIGOS QUE SOMOS CAPAZES DE CONQUISTAR” HC

4. Aprenda a fazer uso do tempo livre, para livrar-se da inutilidade do ócio.A inclusão de atividades físicas, que lhe deem prazer e que sejam compatíveis com seu estilo de vida, é uma sábia opção. Mas é preciso evitar esforço demasiado, que pode causar lesões e, consequentemente, provocar desinteresse por exercícios físicos. Ex.: Escolha um horário que lhe seja confortável para caminhar. Reúna pessoas amigas para formar um grupo de caminhantes pela saúde. Caminhar é uma atividade natural que não tem contra indicações.

“QUEM TREINA MELHORA, QUEM NÃO TREINA PIORA…E COMO!” HC

5. Abandone as inquietações sobre a relação do momento que são realizadas entre aposentadoria e velhice. O peso dos anos pode e deve ser aliviado por um modelo de vida saudável, que assegure a manutenção do peso corporal ideal, fator determinante para a preservação da saúde. O hábito alimentar é basicamente o fator decisivo para o controle do peso.

“O que você come escondido, aparece em público!” (anônimo)

6. Desenvolva habilidades de aposentado. Alguns hobbies exigem tempo de aprendizado, mas valem apenas ser praticados. Ex.: desenhar, pintar, fotografar, tocar instrumento musical. Felizmente para qualquer uma dessas escolhas, existem diversos cursos ou até mesmo pessoas amigas que possuem habilidades desenvolvidas.

“A APRENDIZAGEM OCORRE QUANDO ALGUÉM QUER APRENDER, NÃO QUANDO ALGUÉM QUER ENSINAR.POR ISSO É FUNDAMENTAL APRENDER A APRENDER SEMPRE!” HC

7. Reforce seu círculo de amizade. Reunir pessoas para descobrir o que fazer no tempo disponível é uma forma de promover o auto-conhecimento e desenvolver a sensibilidade para ações em prol da sociedade, especialmente, participando de serviços voluntários.

“INSANIDADE É CONTINUAR FAZENDO A MESMA COISA E ESPERAR RESULTADOS DIFERENTES” Albert Einstein

8. Promova uma “arrumação geral”da sua vida! Faça um criterioso inventário de tudo que você comprou, ganhou, juntou durante anos e nunca teve teve tempo para avaliar o que de fato é útil e lhe traga algum tipo de satisfação. Como está a casa que você vive? As cores das paredes, as cortinas, sistema de iluminação e seus móveis, que tal avaliar detalhadamente cada item? E a sua cozinha? A quanto tempo usa as mesmas panelas! Não esqueça também de verificar a validade do seu colchão e observar se o travesseiro murchou com o tempo…Faça mais de uma “arrumação geral” cuidando de incluir tudo: roupas, sapatos, jóias, perfumes pela metade, escovas antigas, papelada e até as pequenas tralhas que você guardou sem saber porque…Livre-se do lixo em sua vida!!!

“ A MÁGICA DA ORGANIZAÇÃO TRANSFORMA SUA VIDA!” Marie Kondo

9. Apaixone-se pelos seus projetos e identifique o verdadeiro sentido da vida, independente do momento que estiver vivendo. Envolva-se em iniciativas que desafiem seus conhecimentos e habilidades. O que lhe desperta emoção? Viagens? Organização de eventos? Teatro amador?Trabalhos manuais? Curso de idiomas? Crie, invente, descubra coisas e ou atividades que mantenham o prazer de viver e ser feliz.

“EM MOMENTO DE CRISE, SÓ A IMAGINAÇÃO É MAIS IMPORTNATE QUE O CONHECIMENTO!” Albert Einstein

10. Independente da idade, é importante viver a vida intensamente, cuidando da saúde, mantendo-se produtivo e preservando as amizades. Jamais desistir de transformar a própria existência numa aventura fascinante!

“SOMOS O QUE FAZEMOS,MAS SOMOS,PRINCIPALMENTE,O QUE FAZEMOS PARA MUDAR O QUE SOMOS!” Eduardo Galeno,escritor uruguaio

novembro/ 2015

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.