GUIA PRÁTICO PARA O BEM-ESTAR
“Um hábito inicia como um fio imperceptível de um cordão, e toda vez que repetimos o ato fortalecemos o cordão, acrescentando outro fio, até o cordão se transformar num espesso cabo, ligando nossos pensamentos e atos de modo irrevogável”. Orison Sweet Marden (escritor-filósofo norte-americano)

A NECESSIDADE DE BOA SAÚDE
Desde 1986, tenho me dedicado, quase exclusivamente, a programas destinados à saúde e bem-estar de pessoas sedentárias, que exercem diferentes atividades profissionais.Além disso, tenho falado para muitas platéias de diversas empresas, propondo programas de qualidade de vida para o trabalho.
Tenho constatado que a preocupação das pessoas com a saúde tem aumentado bastante, mas apesar disso, muitas delas ainda estão levando uma vida absolutamente sedentárias, expondo-se às tendências definidas em relação aos fatores de risco para a saúde.
A medida que os anos passam, o organismo perde a capacidade de tolerar certas tensões degenerativas e pode começar a debilitar-se precocemente.O momento para fazer algo contra isso é agora! Não pretendemos esgotar as informações para garantir uma vida saudável, mas desejamos lançar um alerta com a seguinte pergunta: como você está cuidando, de fato, da sua saúde?
Esse é um assunto prioritário e merecedor de constante atenção, caso contrário, você estará criando um padrão de degeneração fisiológica em razão do qual, com toda certeza, seus anos futuros não serão nem tão sadios e produtivos nem tão agradáveis como poderiam ser. E muita atenção: a desculpa de falta de tempo não justifica, porque quem não tem tempo para cuidar da saúde, encontrará tempo para tratar das doenças…
ALIMENTAÇÃO
O hábito alimentar saudável, para um grande número de pessoas, é um grande desafio. Como fazer para comer o necessário? É uma questão que tem a resposta certa a partir do momento em que consideramos que a boa alimentação é a arte comer com sabedoria.
DE OLHO NA BALANÇA É O SUFICIENTE?
Quando se dispõe de balança que calcula os percentuais de gordura e água no corpo, é possível ter um controle mais preciso. Entretanto há um recurso muito simples de custo zero que é a medição do perímetro abdominal. Basta usar uma fita métrica ao redor da cintura, na altura do umbigo(não vale encolher a barriga). A medição indicará o que seria o peso ideal para os homens até 90 centímetros, e as mulheres não deverão ter mais que 88…
LEMBRETES ÚTEIS PARA UMA REVISÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES
1. Planeje as refeições diárias. “Pular” uma delas pode significar ficar com mais fome e comer demais;
2. É essencial comer não assistindo a TV ou lendo. Esses tipos de opções acarretam em comer além do ideal;
3. Evitar de ir ao mercado antes das refeições é a estratégia para não comprar além do necessário e gastar com “supérfluos irresistíveis”;
4. Mastigar bem os alimentos facilita a digestão e sacia de fato a fome;
5. Não divulgue se estiver fazendo algum tipo de dieta, porque certamente será desafiado a comer um pouquinho a mais…;
6. Controle o seu bem-estar. Cuidado com os níveis elevados de estresse, ansiedade e insônia. Na maioria dos casos provocam apetite compulsivo;
7. Dispense alimentos fritos e as carnes gordas. Dê preferência a frutas para sobremesa;
8. As medidas do abdomen devem ser espaçadas, de cada 3 a 4 meses;
9. Atenção com os alimentos diet (que não tem açúcar), mas verifique o valor calórico de cada um deles. Os alimentos light são menos calóricos ,mas podem ter açúcar…;
10. Para obter uma opinião sincera de como você está, nada melhor que dar uma olhada num espelho de corpo inteiro, usando seu traje de ir a praia…
REGIME X DIETA
O regime alimentar é a restrição a determinados alimentos, a partir de exames laboriais e orientação médica. A palavra dieta vem do grego — daieta, que significar o comer do dia dia, e nada mais é do que a programação de uma alimentação balanceada com todos os elementos nutricionais básico: carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais, que podem funcionar com eficácia com a ajuda de nutricionistas. Há uma regra prática para controlar mais e melhor o hábito alimentar saudável: de 2ª. a 6ª. Manter a dieta controlada rigorosamente e ser parcimonioso na liberdade dos week-ends…fartos! Ajuda também a conter o “entusiasmo” na ida em jejum para jantares sociais e festas, comer algo antes de sair de casa. Aliás, nas festas uma valiosa estratégia é chegar bastante atrasado e sair antes do final (com certeza vai comer menos). Quanto aos garçons, adote sua indiferença absoluta! E jamais esqueça: o que você comer escondido, sempre “aparecerá” em público…
Esteja atento, em breve: Exercícios físicos e seus benefícios para a saúde.