Dia do Sommelier

Hoje 29 de agosto é comemorado o dia do sommelier, data em que foi regulamentada a profissão pela Lei 12.467. Esta lei no entanto, por sua própria descrição em seu texto, afeta apenas os trabalhadores da área de vinhos definindo as atribuições do cargo.

Muito embora não trate especificamente do Beer Sommelier, as atribuições e descrições da profissão no corpo da lei, serviriam para ambos os casos:

Aquele que executa o serviço especializado em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados e em comissariaria de companhias aéreas e marítimas;

Participar no planejamento e na organização do serviço nos estabelecimentos;

Assegurar a gestão do aprovisionamento e armazenagem dos produtos relacionados ao serviço;

Preparar e executar o serviço;

Atender e resolver reclamações de clientes, aconselhando e informando sobre as características do produto; e

Ensinar em cursos básicos e avançados de profissionais sommelier.

Entre outras atividades do Beer Sommelier estão as de elaborar e fazer análises sensoriais das receitas, testar os lotes para conferir a qualidade da bebida nas cervejarias, além de treinar as equipes de vendas, para bares e restaurantes.

Na área de importadoras, escolher rótulos de cervejas para trazer para o Brasil, enquanto nas distribuidoras, o especialista em cerveja escolhe as opções mais adequadas para os seus clientes, que podem ser bares, restaurantes ou supermercados.

Já em bares, restaurantes, empórios e hotéis, o sommelier de cerveja precisa controlar o estoque de garrafas, escolher as bebidas que se adequam ao perfil do estabelecimento, cuidar do armazenamento das bebidas e preparar e apresentar a carta de cervejas aos clientes, indicando aquela que melhor se enquadre na experiência que o cliente pretende ter, assim como indicar a melhor harmonização da bebida com o prato escolhido.

Quando acontece do restaurante não ter condições de ter um sommelier exclusivo, pode-se prestar consultoria, elaborando a carta de cervejas, negociando com os distribuidores e até treinando a equipe.

Sendo a lei referente ou não ao Beer Sommelier devemos comemorar essa data!!! Um brinde a todos os amigos sommeliers e um agradecimento especial aos mestres que passaram um pouco de seu conhecimento ajudando no início dessa formação.