Dicas de Currículo e Entrevistas para o Começo da Carreira

Vamos dividir as dicas entre currículo, networking, entrevistas, e como se destacar no estágio.

O Currículo

Esta parte é extremamente importante como o primeiro passo. O objetivo é encantar a pessoa do RH que está lendo milhares de currículos, o mais rápido possível. De acordo com várias pesquisas, um recrutador não demora mais que 10 segundos pra decidir se o currículo do candidato vale a pena ou não. É muito importante chamar a atenção deles imediatamente. O conteúdo é o mais essencial, mas não se esqueça de utilizar um layout limpo e agradável.

O quê deve estar no currículo? A sua formação, experiências de trabalho relevante, e outros projetos e iniciativas.

Dicas rápidas:

  • Se você está procurando oportunidades em áreas diferentes (como marketing e finanças ao mesmo tempo), considere criar múltiplas versões do seu currículo para empresas com demandas diferentes. Por exemplo, para o emprego de marketing você quer destacar sua expertise em Google Adwords, mas para outro num banco talvez isso seja menos relevante.
  • Pense no seu ponto de destaque. Se você ainda tem dúvida sobre o que te destaca, corra atrás de algo. Faça aulas online sobre um tópico importante na sua área, monte um site pessoal (é rapidinho e fácil de fazer), etc.
  • Use bastante números para quantificar o seu impacto nos trabalhos. Por exemplo, se você trabalhou como vendedora em uma loja, você pode demonstrar que as suas técnicas de venda acrescentaram vendas por 5%, ou aumentou o número de clientes por 10%. Números no seu currículo demonstram impacto e dão a impressão que você é competente.
  • Compartilhe seu currículo com seus colegas e familiares para eles lerem e te darem feedback. Assim, você pode melhorar bastante.

Networking

Tendo um network grande e cheio de pessoas motivadas vai te ajudar a encontrar oportunidades, além de fazer você crescer e aprender muito mais na vida. Seus colegas podem compartilhar oportunidades com você e te indicar para empresas. Para cada emprego que eu tenho interesse, eu tento falar com pelo menos uma pessoa que eu conheço que já trabalha lá. Se não conhecer alguém que trabalha em um lugar, veja se alguns dos seus colegas ou amigos podem te apresentar.

  • Uma maneira de amplificar o seu network é participar de eventos e conferências nas áreas do seu interesse. Mas geralmente, sendo uma pessoa motivada, amigável e persistente, você vai atrair pessoas semelhantes. :)
  • Não esqueça da sua presença no LinkedIn.

Entrevista

Se você chegou na etapa da entrevista, quer dizer que o seu currículo é bom, e a empresa quer uma confirmação de que você vai ter sucesso trabalhando lá. Lembre-se de fazer a sua pesquisa sobre a empresa. Se possível, vá além do site da empresa e tente entender as tendencias e desafios do mercado onde ela atua. Se prepare para entrevistas com seus colegas do mesmo ramo, e peça feedback depois de cada entrevista.

Na entrevista, demonstre seu conhecimento do ramo e curiosidade sobre a empresa. Vá preparado com pelo menos uma sugestão para melhorar o produto ou serviço da empresa, e pelo menos duas perguntas para o entrevistador.

Sempre tenha na ponta da língua as suas respostas para “por quê você quer trabalhar aqui?” ou “por quê você seria uma boa adição ao nosso time?”

Outras dicas:

  • Muitas vezes, o entrevistador já faz uma decisão de acordo com a primeira impressão. Por isso, é importantíssimo que você se vista bem, chegue com um ar de confiança e extende a sua mão para um aperto de mãos firme. Olhe no olho do seu entrevistador quando apertar a mão dele(a), e sorria. Não sente na cadeira antes do seu entrevistador.
  • Outras dicas relacionadas a linguagem de corpo: não esconda os braços de baixo da mesa, fale com um tom firme. Meninas, tente não tocar no cabelo e evite acessórios que chamam muita atenção (a não ser que você esteja no ramo de moda). Traga uma pasta com você, com cópias do seu currículo, papel e uma caneta. Quando o entrevistador fala, faça anotações. Isto demonstra que você valoriza o que o intrevistador está dizendo, e mostra humildade.
  • Se o entrevistador fazer uma pergunta sobre algo que você não sabe mesmo, seja honesto e demonstre que você tem a força de vontade de tentar.
  • Quando você responder perguntas sobre a sua experiência, tente usar exemplos reais. Fale sobre um projeto que você fez em um trabalho anterior, descreva o seu impacto e resultado.
  • Tenha uma estrutura lógica nas suas respostas. Um começo e um final claro, sem falar por uma eternidade.
  • Depois da entrevista, mande um email pro seu contato do RH ou para o seu entrevistador (se tiver o email dele) para agradecer o tempo deles. Se tiver alguma pergunta que você não sabia responder durante a entrevista, você pode tentar incluir a sua resposta neste email depois da entrevista (depende do contexto).

Como se destacar no estágio

Para ser efetivado no final do estágio, é preciso ter se destacado durante o processo. Antes de começar o estágio, identifique os seus objetivos e como você pode chegar lá. Passos bem concretos.

No estágio, você pode encontrar desafios que você não tenha visto antes. Para aprender durante o estágio, é preciso ter a disciplina de correr atrás de recursos. Leia sobre um tópico importante, faça perguntas para os seus colegas de trabalho. Quando você está com dúvida, tente resolver sozinho primeiro, mas saiba procurar ajuda se não conseguir.

As vezes, vale a pena fazer mais trabalho do que foi pedido. Isto te ajuda a aprender mais rápido, e pode também impressionar o seu gerente ou a sua equipe.

As vezes, você talvez não vai saber o que devefazer. Neste caso, tente observar se alguém precisa de ajuda, e ofereça o seu tempo. Você pode também perguntar para o seu gerente se você pode ajudar de alguma forma. Procure problemas e limitações, e ofereça a sua ajuda.

Tenha um método de demonstrar o seu progresso para o seu gerente. Eu mandava emails todos os dias ou toda semana detalhando o que eu fiz, e quais seriam os meus próximos passos. Assim, eles não vão ter dúvida de que você está contribuindo.

Não tem problema se você errar — o importante é aprender com os erros e tentar não cometê-las denovo.

E aqui estão as dicas! Esperamos ter ajudado. Se tiver alguma pergunta, faça um comentário ou mande um email para hello@fermi.education

Like what you read? Give Fermi a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.