Pensar demais pode ajudar você
Não sou coach, nem mestre em meditação, nem psicóloga. Eu sou uma pessoa com algumas tendências a sofrer de ansiedade e que tem algumas crises de estresse com certa regularidade.
Se você tem problemas reais e diagnosticados com ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, depressão, bipolaridade ou qualquer coisa que afete sua saúde mental, talvez esse texto não seja para você. Recomendo você conversar com sua terapeuta antes.
Descobri, depois de muitos dinheiros gastos em calmantes naturais e itens que eu não precisava mas comprei só para aliviar minhas tensões, que o melhor jeito de resolver meus problemas é deixar minha mente fazer seu trabalho louco.
Eu sei, o pessoal que medita vai dizer que é bom limpar sua mente e etc. Bom, ok, isso é o que o pessoal que medita e tenta ensinar você fazer isso pela internet diz. Eu aprendi diferente e acredito que pensar demais pode ajudar.
Tentei ter uma vida mais saudável e decidi fazer exercícios. Ok, faz bem para a saúde e libera endorfinas. E me dá uma hora inteira livre e sozinha sem nada para fazer a não ser mexer meu corpo.
Então, eu aprendi a deixar minha mente correr solta. Pensar demais. Deixar o assunto repetir centenas de vezes. Igual música chiclete.
Eventualmente, percebi que, ao chegar em casa, eu já estava bem. Às vezes esqueço qual problema me incomodava.
Eu tinha pensamentos recorrentes (dor, sofrimento, crushes, ranger de dentes) e criava uma ansiedade muito grande ao tentar controlá-los. Como em um ciclo vicioso.
Tentava meditar e, bem, lá estava o pensamento. Não funcionou nenhuma técnica que eu conheça. A não ser deixar minhas preocupações se esgotarem livremente.
Se você procurar a palavra “overthinking” no Google, vão surgir alguns materiais estranhos seguidos de listas e passo a passo ensinando a parar de pensar demais. Olha a ansiedade para se controlar sendo incentivada novamente.
Ouvi tanto em minha vida para não pensar demais nas coisas. Eu me segurei tanto em tantas situações. Mas pensar demais é uma forma de solucionar minhas ansiedades. Mesmo que não resolva os problemas reais.
Bem, minhas preocupações são reais e pensar demais nelas não é perda de tempo. Mulheres escutam que seus pensamentos não são importantes o tempo todo, e eu gostaria que elas soubessem que o que passa em suas cabeças é relevante e importante.
Sua mente não funciona exatamente como a neurociência ou como a psicologia descrevem. Você não pode parar de pensar em algo que quiser. Você não é seus pensamentos tampouco. Eles existem em você e cada pessoa tem um jeito único de cuidar deles.
Pense demais se for necessário, não tenha medo.