Uma vida com propósito

Anderson Hences
2 min readAug 11, 2019

--

Recentemente, tive a oportunidade de participar do TDC Floripa e gostaria de compartilhar aqui um pouco sobre a experiência e os insights do evento.

Primeiramente, acredito sinceramente que, o conhecimento é a melhor forma de transformação de mindset para nossas vidas. Não estou falando aqui apenas da vida profissional, afinal de contas, não podemos na segunda-feira viver a vida pessoal, na terça-feira a vida profissional, na quarta-feira a vida espiritual, na quinta-feira a vida social e assim por diante, a vida é uma só.

O ser humano, por natureza está sempre em busca de objetivos, que o inspire, motive e faça-o sentir realizado, e para isso acontecer, é extremamente importante sabermos qual o legado queremos deixar para as gerações futuras e qual propósito das nossas vidas.

No evento, enquanto conhecia e aprendia com cases, técnicas, frameworks, modelos de gestão tais como: Managment 3.0, Lean, Agile, Kanban. Não pude deixar de perceber o quanto buscam despertar nas pessoas/times o comprometimento, a motivação e engajamento com a visão da empresa. Estimulando esse sentimento através da liberdade dos times, autonomia, auto-organização, eliminação de gestão top down, entre outros. Particularmente, considero essas técnicas, estratégias (ou como preferir chamá-las) quase que filosóficas, pois trata-se de uma mudança comportamental, onde no fim, todos tem a ganhar. Afinal de contas, pessoas motivadas vivem mais felizes, os problemas tornam-se “desafios” e entendemos que fazem parte do processo de evolução.

Empresas, gestores, líderes é importante sempre ter em mente que antes dos produtos inovadores e bem sucedidos estão as pessoas, segundo Richard Branson “Se você cuidar dos seus funcionários, eles cuidarão dos clientes”.

Para concluir, algo que considero como fator mais importante para o sucesso e resultados extraordinários na utilização dessas técnicas, assim como dizia o tio Ben “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”, é essa responsabilidade que dou o singelo nome de “maturidade”, a qual cabe a cada pessoa, seja no ambiente corporativo ou na sociedade.

--

--