Criando um app de cinema — Introdução

Henrick Kakutalwa
4 min readDec 23, 2017

--

O conceito do aplicativo

A minha primeira publicação no Medium(das possíveis futuras tantas, assim esperamos), optei por usar a plataforma porque não vejo necessidade de continuar a usar o meu blog, já que teria de lutar para que o mesmo fosse destacado no ranking do Google e tivesse mais acessos.

Como parte dos meus esforços para lançar o aplicativo da minha startup nos meados de 2018, dei por conta que teria de me tornar não num bom desenvolvedor web e mobile, mas num excelente (e se me permitem “num fodástico”) desenvolvedor web e mobile. E a máxima “ensinar para mais aprender” (ou até consolidar o conhecimento adquirido) faz parte desse processo que busca a excelência.

Ao longo de uma série de publicações, criaremos um aplicativo simples que:

  • Exibe os filmes mais populares do momento (incluindo os ainda não lançados).
  • Exibe os detalhes de um filme selecionado (gêneros, data de lançamento, sinopse, etc).
  • Permite que o usuário partilhe seu interesse pelo filme nas mídias sociais.
  • Notifica o usuário que um filme do seu interesse entrou em exibição nos cinemas.

O nome do aplicativo será Lucerna, que é latim para luz, o que até vem a calhar já que os pais do cinema foram os irmãos Lumiere.

Fluxo da aplicação

O diagrama abaixo representa o fluxo de interação do aplicativo, é bem simples e cumpre com o conceito e especificação que desejamos atingir.

Cada retângulo no fluxo representa uma tela, e repare também na presença da tela “Boas vindas” que apresentará de forma amigável o propósito do aplicativo ao usuário, esta tela só será apresentada durante a primeira execução depois da instalação do aplicativo.

Na tela de filmes populares será apresentado uma lista de filmes populares no mês corrente. A tela de detalhes é aberta quando um dos filmes na lista é tocada, ainda nesta tela é possível favoritar o filme, adicionando este na lista de favoritos, que pode ser mais tarde acessada na tela de favoritos.

Na tela de detalhes é ainda possível acionar um botão que abre a tela de partilha, para assim partilhar nas mídias sociais o interesse do usuário pelo filme.

Houve uma versão anterior

Eu desenvolvi a primeira versão deste aplicativo (olha no meu Github) para praticar os conhecimentos obtidos no curso Developing Android Apps no Udacity que recomendo fortemente. Não terminei o app, mas ainda assim faremos juntos uma segunda versão, onde praticamente teremos a preocupação de melhorar o código em relação ao da primeira versão e usar bibliotecas para realizar tarefas que demandam muito trabalho, como requisições HTTP e parsing de strings Json, onde usei as APIs do próprio framework Java e Android.

Na segunda versão do aplicativo não implementaremos login e registo de usuários, tentaremos manter o aplicativo o mais simples e user-friendly possível.

Fluxo de desenvolvimento

A princípio, desenvolveremos primeiro todas funcionalidades do aplicativo, todas acompanhadas com uma versão rudimentar da interface gráfica. Uma vez esta feita, capricharemos na interface gráfica seguindo o conceito de Material Design.

Em certos momentos pode haver a necessidade de intercalar entre os dois processos (funcionalidades e interface gráfica), por diversos motivos.

Conhecimento necessário

Para acompanhar esta série de publicações e obviamente também desenvolver o aplicativo, será necessário do leitor conhecimento da linguagem de programação Java, inclusive conceitos de programação orientada à objetos. Se não domina Java, tudo bem! Saber qualquer linguagem imperativa e orientada à objetos ajudará-lo a acompanhar o desenvolvimento do aplicativo na prática.

É recomendável também ter conhecimento básico do framework Android, saber usar Activities, Intents, RecyclerViews e Adapters, e obviamente saber projetar layouts com código XML, por fim, tenha desde já familiaridade com o IDE Android Studio.

Conhecer o básico do protocolo HTTP e de REST também ajudará, uma vez que usaremos a API REST do TMDB. Caso não tenha o conhecimento, sugiro esta leitura: https://blog.mbeck.com.br/api-rest-e-os-verbos-http-46e189085e21. Para mais informações o Wikipédia dá informações bem proveitosas e técnicas sobre assunto.

As bibliotecas que usaremos (sujeito à mudanças)

Conclusão

Esta foi a primeira parte de uma sequência de artigos onde veremos a implementação de um aplicativo Android, tentaremos nas aulas seguintes relevar conceitos importantes no desenvolvimento de apps Android, como activities, content providers, notificações e services.

No próximo texto começaremos por elaborar os sketchs do aplicativo, correspondentes às telas acima apresentadas. Depois disso começaremos por implementar a tela de filmes populares, onde faremos requisições HTTP para obter tais filmes.

Espero que tenha gostado, vamos ao próximo texto: https://medium.com/@henrickpedro/criando-um-app-de-cinema-parte-1-3e3cf7a5f537

--

--