Movendo uma janela entre monitores no Ubuntu

Ontem me deparei com algo que me incomodava muito no meu workflow (e não me surpreenderia se incomodasse uma parte da galera que utiliza dois ou mais monitores): precisava trocar janelas de um monitor para outro rapidamente sem ficar arrastando as janelas com o mouse. Bom, consegui resolver e decidi compartilhar :D.

Pesquisando google a fora, encontrei esse link:

Então este basicamente, será um passo-a-passo em português com os passos citados acima.

Vamos instalar um software chamado CompizConfig Settings Manager.

Ele adiciona efeitos visuais que são totalmente configuráveis para o sistema Ubuntu.

sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

Instale os plugins do software acima:

sudo apt-get install compiz-plugins

Feito isso, aperte no start button (com o ícone do Windows) e pesquise por “compiz” e clique no ícone que aparecer abaixo:

No menu esquerdo, clique em Window Management e habilite o Put, marcando-o conforme abaixo.

Agora, clique com o mouse (no desenho do ícone) no Put. A tela abaixo deverá ser exibida.

Importante: O meu monitor secundário fica à direita do meu monitor principal (na verdade, o meu principal é o do notebook). Então, vou fazer as configurações conforme essas orientações (caso o seu monitor secundário esteja à esquerda, faz mais sentido inverter os arrows nos passos).

Clique no botão Disabled na coluna Put to Next Output (o que tem um teclado a esquerda)

Agora, marque a opção Enabled e clique no botão Grab key combination. Isso fará com que você mesmo possa escolher o atalho que fará a mudança da janela para outro monitor. Basta clicar nos botões que você quiser e se tornarão o atalho. (você pode alterar depois ou até desabilitar, se não gostar).

Observação: Caso apareça uma mensagem no momento que escolher, trata-se apenas de um aviso para tomar cuidado, pois caso já haja um mesmo atalho configurado, o mesmo será sobrescrito.

No caso, escolhi ctrl + alt + right arrow

Vamos agora escolher o atalho para caso quisermos mover do segundo monitor para o principal. Basicamente, são executar os passos acima. Clique no botão disabled escolha a opção Put to Previous Output (com o ícone do teclado à esquerda). No meu caso, No caso, escolhi ctrl + alt + left arrow

Feito isso, basta realizar logout e login novamente. Pronto, agora teste e verifique se já consegue trocar de janelas apenas pelo atalho.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Henrique Braga’s story.