A oportunidade de ser pai

Henrique Bussacos
Jun 5, 2017 · 2 min read

Não sinto que nós, pais, conversamos tanto como deveríamos sobre os trade offs de tempo trabalhando vs tempo com nossos filhos. Para as mães isso é um assunto muito mais presente, parar de trabalhar, trabalhar menos, redesenhar a carreira, não fazer nada disso, são questões que emergem sempre nas pequenas e grandes decisões do dia a dia. Na minha visão, nós pais, sofremos menos, mas também sentimos menos. Enquanto a versão idealizada da mãe perfeita é de uma super mulher que trabalha é bem sucedida e uma super mãe que convive diariamente e tem tempo para seus filhos, o pai idealizado é aquele que tem tempo no fim de semana para brincar com os filhos.

Não acho que, nós, pais, devamos nos idealizar para nos frustrarmos, mas será que não podemos querer ser pais todos os dias? Ter mais tempo, inclusive durante a semana para estar com nossos filhos, trocar fraldas, dar banho, arrumar o quarto, dar boa noite, acordar de madrugada, enfim compartilhar de forma equilibrada a educação com a mãe. Minha maior realização hoje é ser pai. Todo o resto é muito pequeno perto disso, por mais que eu seja apaixonado pelo meu trabalho e por esportes. Todo o resto se apequena frente a oportunidade de ser pai, de estar muito próximo do meu filho no dia a dia e até viver as frustrações e a saudade quando viajo sem ele.

Estou vivendo uma libertação, a oportunidade de ser pai, dando o meu melhor para o meu filho, ainda imperfeito claro, mas é uma realização única. Acredito que embora muitos achem que o pai está numa situação melhor do que a mãe por não precisar viver estes trade offs tão intensamente como as mães, isso também priva os pais da intensidade de ser pai. Eu não desejo essa “proteção” quero ser pai por inteiro.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade