Letter of intent

Futuros colegas da J & J,

Eu sou Henrique Alves Gaspar Ribeiro. Tenho 25 anos, sou natural de Feira de Santana-BA. Sou uma pessoa em busca de de um projeto de vida no que tange ao trabalho. Desejo algo que eu acredite para que possa entrar de cabeça, podendo investir boa parte do meu tempo diário em algo que me dê prazer e satisfação. Imaginem quão realizada é uma pessoa que trabalha no que gosta e ao ir para casa pode escolher fazer outras coisas que aprecia?

Muitas são as coisas das quais me orgulho em minha vida. Desde poder ser uma das poucas pessoas de minha cidade a cursar na Universidade Federal da Bahia o curso de Engenharia Elétrica, estudando inclusive um ano nos Estados Unidos na área, até possuir uma família linda que amo de paixão.

Uma conquista que considero bastante interessante foi poder ser selecionado para estudar na Washington University in St Louis, nos EUA, por se tratar de uma universidade rankeada entre as 20 melhores do país e top 100 do mundo (https://rankings.wustl.edu/). Nunca imaginei poder ter essa oportunidade. É algo intrigante para mim. Logo depois ainda pude realizar um período de pesquisa de 3 meses na Illinois Institute of Technology (Chicago-EUA).

Meu maior aprendizado na vida foi que devemos sempre lutar profundamente pelo que queremos em todos os aspectos e uma característica como a timidez te inibe de ir em busca disso. Oportunidades podem ser perdidas em virtude desse atributo. Portanto, como eu me considerava tímido, busquei métodos para resolver a questão. Fiz coaching, me forçava a apresentar em público no Brasil, realizei também apresentações em inglês para uma sala repleta de americanos (o que me ajudou bastante), além de me inscrever para um processo seletivo de monitoria. Ao ser aprovado, pude dar aulas e tirar dúvidas em pé na frente da sala, numa espécie de papel de professor, em frente a cerca de 40 colegas alunos. Tudo isso ajudou bastante.

Algo que eu faria diferente é ter participado de uma empresa júnior no período da universidade. Fora isso, não tenho arrependimentos.

Três situações em minha vida considero que foram marcantes em termos de mudanças. A primeira foi quando estudava em um colégio, onde fiz meus melhores amigos até hoje, e durante o ensino médio refleti durante um período e resolvi ir para uma escola melhor. Foi uma sacada muito boa. Apesar de perder a convivência de anos com meus amigos, o meu novo colégio foi fundamental em minha formação para poder me preparar para o vestibular da UFBA. Assim que passei, uma segunda transformação foi ir morar em Salvador sozinho. Era muito apegado à minha família e foi um processo árduo. A terceira mudança fundamental em minha vida foi ir atrás do processo seletivo do ciências sem fronteiras. Agora eu deixava meu país para ficar 1 ano longe de todos que amava. Algo inimaginável para mim. Essas três decisões considero completamente acertadas. Hoje não sinto medo de mudanças e muitas vezes a encorajo. Esses fatos sucessivos serviram inclusive em um processo de desapego dos meus entes queridos e amigos para poder encarar esse mundão.

Meus amigos e familiares me consideram uma pessoa muito determinada, focada e persuasiva. Faço tudo que for possível para alcançar algum objetivo ou sonho que almejo. Além disso, tenho um poder de convencimento para levar outras pessoas a acreditar no que eu penso. Mesmo que seja para ir a um restaurante que eu goste os mostrando todas as qualidades que desfrutaremos ao escolher essa opção (haha).

Os meus principais hobbies estão relacionados ao esporte. Amo principalmente o futebol. Adoro tênis e basquete. Sempre que possível acompanho as notícias do mundo futebolístico.

Trainee J&J porque nada é melhor do que trabalhar em aquilo que você acredita. Porque nada como uma empresa que lista em seus principais valores o bem estar de seu empregado. Porque nada como uma empresa que fez parte de sua infância. Nada como uma empresa que faz parte diariamente de sua vida adulta (até hoje uso shampoos J&J).

Espero do meu futuro trabalho na J&J que possa aproveitar oportunidades de desenvolvimento de profissionais, ser livre para dar ideias às diferentes pessoas da empresa, ter um ambiente saudável de trabalho, ser bem remunerado e poder fazer meu melhor com todo o suporte da J&J. Espero poder fazer a diferença nos produtos e processo produtivo da empresa ou mesmo na vida das pessoas que dela fazem parte.

Eu gostaria de ser lembrado principalmente como alguém que aproveitou a vida da forma que acha certo. Ademais, alguém que desperte bons pensamentos nas lembranças das pessoas e que elas possam se pegar velhinhas sorrindo sozinhas ao lembrar qualquer história que passamos juntos. Me dou completamente por satisfeito realizando esses dois feitos

É um prazer poder compartilhar minha história com vocês. Nos vemos por aí.

Abraço,

Henrique