Renascimento em Vida

O conceito de renascimento está presente em muitas tradições e culturas orientais como no hinduísmo, budismo e jainismo. Nestas filosofias, o espírito transmigra de um corpo para outro, vida após vida num ciclo infinito de renascimentos que só pode ser interrompido através da iluminação (para os budistas) ou liberação (ou moksha para os hinduístas).

Este ciclo infinito de nascimento, morte e renascimento chamado de Samsara é como se fosse um video game cujo objetivo é atingir a iluminação, a eliminação das causas do sofrimento, a união com o divino, a felicidade plena.

Mas ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso morrer para renascer. É possível renascer em vida!

Todos nós passamos por vários eventos durante e vida e cada fase é marcada por uma imagem identificada do nosso próprio eu. Somos diferentes fisicamente e psicologicamente de como fomos na infância e na adolescência. É como se em cada ciclo da nossa vida (período de 7 anos segundo a Antroposofia), pudéssemos atualizar o nosso software e renascer, passando a enxergar a vida de outra forma, sob uma nova lente.

Mas não precisamos acumular anos e esperar para que a atualização aconteça. Podemos fazer isso a hora que quisermos. Basta ter a mente aberta para experimentar coisas novas e mudar de perspectiva. Cada pessoa experimenta o mundo através dos 5 sentidos e o cérebro é que dá o significado para cada estímulo. Podemos aprender com as experiências do passado, ressignificar traumas, mudar de carreira, dar um novo sentido a vida e renascer sempre pensando em chegar cada vez mais perto da felicidade plena.

E você? Quantas vezes você já renasceu e quando será a sua próxima atualização de software?

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Henrique Katahira’s story.