Sr. Carlos Lopes, violonista, 93 anos

Em uma noite fria e chuvosa de fevereiro, no bairro de Alfama, Lisboa, entramos em uma pequena portinha que dizia Viela do Fado.

Fado significa destino. É um estilo de música tipicamente português e, como bem explicado pelos próprios fadistas: “uma música feita para ser cantada com o coração”.

De acordo com eles, não são as mais belas vozes que fazem sucesso, mas sim aquelas que cantam com a alma. Estava prestes a entender isso melhor.

Os dois músicos da noite entraram pela porta da frente e passaram apertados por entre as mesas cheias de expectadores. …


Lá estava eu, cantarolando pela linda Budapeste, quando me deparo com uma feira gigante na Praça da Liberdade, ou Szabadság tér, se preferir. (Não, não bati a mão acidentalmente no teclado.)

Depois de tendas e mais tendas de comidas com carnes penduradas logo a frente se destacou um curioso chapéu pontiagudo de gnomo bem grande e felpudo no meio da multidão.

Debaixo daquele chapéu estava um sujeito que tiraria de mim grandes sorrisos dentro de alguns poucos minutos.

Esse simpático homem, habilidosamente tocando seu violino de brinquedo com uma colher de madeira enquanto fazia sons engraçadíssimos com a boca, capturou…

Henrique Lira

Artista, empreendedor e pirata nas horas vagas.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store