Henrique Nardi
Mar 29, 2018 · 4 min read
english version here

Tipocracia 15 Anos

Tipocracia é um projeto educativo que promove a cultura tipográfica pelo Brasil. Ele teve início em 2003 quando um amigo e eu desenvolvemos um curso complementar à formação acadêmica de design. Com o tempo, o Tipocracia cresceu e se desdobrou em novas ações de divulgação, gestão e organização de eventos tipográficos. Em 15 anos, mais de duas mil pessoas participaram dos mais de 150 cursos realizados em 17 estados brasileiros e no exterior.

Para celebrar os 15 anos do Tipocracia, produzi 50 cartazes no Hamilton Wood Type & Printing Museum em Two Rivers, Wisconsin, junto com a Stephanie Carpenter, diretora assistente do museu, como parte de uma residência artística de uma semana.

Por lecionar na Universidade de Wisconsin em Madison, marquei minha ida para Two Rivers em Janeiro, durante as férias de inverno. Quatro dias frios e intensos com o museu todo pra mim.

1º dia: Assim como na primeira vez em que fui imprimir no Hamilton, tinha apenas uma vaga ideia de como deveria ser o cartaz até chegar ao museu. 'Um grande quinze' era o plano inicial, o que acabou se tornando o ponto de partida: vasculhar o acervo de grandes tipos de madeira em busca de uns e cincos.

Entre fotos e rascunhos me deparei com a exposição do Dan Elliott no Hamilton, na qual ele faz uso de números ainda maiores sobrepostos. Entre eles, esse 5 largo, de babar.

A partir das proporções do 5, definimos o tamanho do cartaz (66x102cm). Eu ainda não tinha certeza de qual número 1 combinar com o 5, então a Stephanie sugeriu usarmos papel de decalque para imprimir amostras e compará-las. O 5 mal cabia na folha de teste.

Com os testes fotografados, explorei algumas variações de layout no laptop durante a noite.

2º dia: O estilo colorido e expressivo do Alan Kitching foi minha inspiração para combinar texturas e gradientes nessa peça.

O uso de um terceiro rolinho ajudou a manter a porção superior amarela 'limpa' ao longo da tiragem, ao mesmo tempo em que garantiu uma transição mais suave para o vermelho da parte inferior.

Assim que a Stephanie e eu entramos no ritmo rápido de entintar, prensar e levantar as impressões, nos permitimos usar os rolinhos de forma mais lúdica, e assim apreciar a singularidade de cada novo exemplar.

3º dia: Cores frias, dosadas com tinta transparente para imprimir o 1 sobreposto ao 5.

4º dia: compondo os tipos de metal (com a enorme ajuda do Jim Moran, diretor do Hamilton) e imprimindo o colofão + a marca do Tipocracia em branco. O dingbat do impressor, encontrado por acidente, era muito maneiro pra ser deixado pra trás.

Falando nisso, eu acabei deixando os impressos pra trás, pois ainda precisavam secar. Voltei ao Hamilton algumas semanas depois para numerar os cartazes e assiná-los com a Steph.

Tipocracia 15 Anos — Impresso em papel Neenah Classic Crest Solar White 176 gsm, cinco cores. Tipos de metal e madeira da coleção do Hamilton Wood Type & Printing Museum, 66×102 cm. 50 cartazes impressos, numerados e assinados por Henrique Nardi e Stephanie Carpenter.

Os cartazes estão em pré-venda na Big Cartel e serão enviados a partir de 12 de Abril. Cada cartaz custa US$90 + envio (PayPal).

Tipocratas têm desconto (depósito bancário). E-mail p/ tipocracia@gmail.com

Faixa bônus: todos os tubos serão enviados com uma versão button do cartaz! Todo mundo curte buttons, certo?

Missão cumprida com a melhor equipe!