Viagem de barco do Uruguai para Argentina — part 3

Henrique Orrico
7 min readMay 15, 2018

Essa é a continuação do POST 2

Curitiba > Pelotas > Chui > Punta del Diablo > Cabo Polônio > Punta del Este > Montevidéu > Buenos Aires > Porto Alegre

Buenos Aires

Chegamos em BA no dia 22 de Abril às 08:00 pm, já estávamos cansados, com fome e muita vontade de chegar no hostel. Primeira coisa que fizemos foi chamar um Uber, mas não sabíamos que era proibido por lá, quando finalmente entramos no carro em direção ao hostel, os guardas de trânsito pararam a motorista. Ficamos aguardando lá cerca de uns 40 minutos, era uma situação de desespero pois não sabíamos o que ia acontecer mas ao mesmo tempo muito engraçado. Por que a motorista disse pra gente não falar que era Uber, inventamos uma história que ela era parente de um cunhado e que só estava nos dando uma carona. Depois de muita conversa, pegar os dados do nosso passaporte e dizer “No Hablo, No Hablo Espanhol” os fiscais deixaram a gente ir.

Uma dica: não peça Uber na saída da rodoviária, aeroporto ou buquebus. Ande alguns minutos até sair do fluxo, peça por lá, vai ser bem mais fácil por que nesses lugares geralmente não tem fiscalização. O Uber funciona normalmente pela cidade toda.

Ficamos hospedados no hostel Art Factory Palermo, no bairro de Palermo, eles também possuem uma unidade em San Telmo. O lugar é repleto de grafismo e arte por todo lugar. O café da manhã é bom e o atendimento também. Antes de reservar algum hostel, pense primeiro no estilo da sua viagem, assim vai conseguir pegar um lugar que tem fácil acesso para você. Palermo é um bairro muito movimento de noite, com vários restaures e bares. Se você estiver indo para a vida noturna, acho que lá é a melhor opção. Se estiver indo para conhecer os pontos turísticos (que ficam mais no centro) esse bairro ficará muito distante, então opte por algo mais central.

Uma dica: dependendo do tempo que irá ficar, pegue dois hostels, no meio da semana fique no centro e no final de semana fique nos bairros que tem a vida noturna mais agitada.

Segunda dica: tome cuidado com seus pertences no hostel, guarde bem e espalhe o dinheiro, não esqueça o cadeado para o armário. Quando chegamos lá o pessoal avisou que estava tendo uns casos de roubos no hostel. Eu tinha comprado uma calça de moletom no Montevidéu e simplesmente sumiu, ela estava dentro da mala e quando fui usar não encontrei mais. Um mexicano que estava dividindo quarto com a gente perdeu $2.500,00 pesos.

Terceira dica: se estiver indo em dupla, tente reservar o quarto individual, assim vai ficar mais a vontade e poderá utilizar a cozinha/áreas comuns do mesmo jeito.

Acordamos cedo para ir na feira de San Telmo, passamos em frente a Casa Rosada, e ela sempre está em reforma, mas você pode marcar uma visita guiada CLICANDO AQUI. A feira acontece todo domingo e é imperdível. Você irá encontrar de tudo, ela é gigante e lotada de gente andando, comprando, comendo. Lá tem muito souvenir para dar de presente. Não esqueça de levar dinheiro, nenhuma barraquinha aceita cartão. Falar em dinheiro, trocamos o nosso na Calle Florida, até no domingo fica as pessoas fazendo câmbio, lá e a melhor cotação. — fique de olho para não pegar notas falsas e desconfie quando a cotação estiver muito alta. O máximo que conseguimos foi de R$1,00 > 5,70 pesos argentinos.

Buenos Aires tem muitos pontos turísticos para todos os gostos, com 7 dias você consegue conhecer a maioria. Fomos no Obelisco, em frente tem o BA coberto de plantas, é bem famoso. O metrô funciona muito bem, é bem sinalizado e a passagem é bem barata — R$1,31 e de ônibus R$1,66. Você pode comprar o cartão em quase toda banca de jornal — R$7,00.

Andamos pelo Caminito, que particularmente não curto muito, os vendedores não te deixam em paz. Mas, é um dos grandes pontos turísticos de Buenos Aires. A carne é a melhor que já comi, bem macia e suculenta. Sempre vem acompanhado de papas fritas ou purê. Uma refeição de carne + acompanhamento + bebida + taxa de serviço custou aproximadamente R$45,00.

Conhecemos a livraria ateneo, o cemitério da recoleta, jardim japonês, floralis generica, planetário galileo galilei. Você pode fazer essa rota, é bem perto um do outro. Chegamos no planetário e estava fechado, fecha às 17:00 pm, queria muito ter ido. Lá tem o ônibus de turismo, você pode pegar e ir descendo nos pontos turísticos, na primeira vez que fui peguei ele, mas curti mais fazer sozinho, você conhece mais a cidade.

Uma dica: fiz esse passeio de grafite que recomendo muito CLIQUE AQUI para conhecer mais.

Saimos de Buenos Aires em direção a Montevidéu, pegamos o Uber até o buquebus. Chegamos em MTV e compramos a passagem para o Chui, custou aproximadamente R$85,00.

Quando estávamos indo em direção ao Chui não ouvimos o motorista chamar para parar na imigração e pegar o carimbo de saída do Uruguai. Chegamos no destino final mas estávamos sem o carimbo, íamos ter que voltar até a imigração. Era 06:00 am e os bancos/caixas eletrônicos só abriam às 09:30 am, o pior era que só tínhamos cartão de débito e crédito, não estávamos com dinheiro pois pensamos que no lado do Brasil teria algum banco Itau ou caixa 24 horas, nos enganamos. Andamos o Chui todo tentando sacar dinheiro e não conseguimos, foi desesperador. A única coisa que poderíamos fazer era ir para próxima cidade que era um pouco maior, sacar dinheiro, voltar para o Chui, ir pegar o carimbo e tentar embarcar no ônibus para Porto Alegre.

Pedimos as pessoas para trocarem crédito em dinheiro mas ninguém queria ajudar, até que uma menina que morava lá com a avó ouviu a gente pedindo e decidiu ajudar. — não peguei seu contato, mas se caso leia esse texto, obrigado novamente! Comprei pra ela um suco com cartão de crédito no supermercado e ela me deu em dinheiro. Conseguimos ir até Santa Vitória do Palmar, e surpresa; Santa Vitória também não tinha banco Itau. A sorte era que tinha um banco Santander, tive que fazer um empréstimo rápido no próprio caixa para conseguir o dinheiro.

Voltamos para rodoviária e tinha um taxista lá esperando a próxima corrida, conversamos com ele explicamos a situação — pois só tinhamos R$50,00 e ele concordou em levar a gente até a imigração e depois até a rodoviária do Chui. Graças a Deus esse homem apareceu na nossa vida e finalmente conseguimos chegar a tempo e comprar a passagem para Porto Alegre.

Então fique com essa preciosa dica: preste atenção na hora da imigração, avise o motorista que você precisa do carimbo e leve dinheiro para o chui, a rodoviária não aceita nem débito.

No Chui você consegue comprar passagem direto para Porto Alegre, o bilhete custa R$125,00. Almoçamos no mesmo restaurante de quando fomos e pegamos o ônibus em direção a POA.

Porto Alegre

Toda vez que falava que ia para Porto Alegre as pessoas me mandavam ter cuidado que lá estava muito perigoso. Chegamos lá e realmente você tem que ter cuidado, me senti mais seguro em São Paulo do que em POA, mas isso pode ser só impressão minha. Ficamos no POA Eco Hostel, a localização é bem legal, fica no meio dos bares, e lá tem muito bar e balada. Recebemos a dica de ir na Mark Hamburgueria, e realmente é muito boa, o valor por pessoa é aproximadamente R$50,00.

Conhecemos a feirinha que acontece todo domingo e só, hahaha. Queria ter ido na rua das arvores, é considerada uma das mais bonitas do mundo. Mas estávamos muito cansados e doidos pra chegar em casa. Viajar é bom, mas cansa muito, ainda mais quase 30 dias de estrada.

Acho que consegui passar um pouco do que vivemos, foi uma das melhores viagens, conhecemos pessoas incriveis e passamos por bons momentos. Recomendo muito que você faça essa viagem, se tiver alguma dúvida me mande aqui, ficarei feliz em ajudar!

CLIQUE AQUI para ver os gastos totais.