Viagem de ônibus para o Uruguai — part 1

Henrique Orrico
5 min readMay 13, 2018

Decidi reunir todas as informações da viagem em um único lugar, quando estava viajando as pessoas me pediram o roteiro, dicas, preços dos lugares. Irei descrever todas as experiências nesse post. Recomendo a todos que façam essa viagem, o Uruguai e a Argentina são lugares incríveis e acessíveis. Espero que goste!

Curitiba > Pelotas > Chui > Punta del Diablo > Cabo Polonio > Punta del Este > Montevidéu > Buenos Aires > Porto Alegre

Fizemos todo o trajeto de ônibus, saímos de Curitiba no dia 11 de Abril em direção a Pelotas e de lá para o Chui. A cidade Chui é a fronteira do Brasil com o Uruguay. Muitas pessoas vão até o Chui para fazer compras no Duty Free (lojas que são isentas de impostos), não cheguei a entrar nas lojas e olhar os preços, mas dizem que as bebidas alcoólicas e perfumes são bem baratos e literalmente não tem nenhuma fiscalização. A cidade não é turística então não recomendo dormir por lá.

A rodoviária é muito pequena, não aceitam cartões, nem de debito, então LEVE DINHEIRO. Em frente tem um restaurante, almoçamos por lá e logo apos atravessamos para o lado do Uruguai, trocamos dinheiro nas casas de câmbio que tem por lá. Você sempre vai conseguir uma cotação boa quando está no lugar, não troque no Brasil, a cotação é muito ruim. Se caso for no aeroporto, troque só a quantidade para pegar um taxi até o hotel/hostel. No Uruguay conseguimos no máximo até R$1,00 > $8,20 pesos uruguaios.

Logo após trocar o dinheiro, fomos comprar as passagens para Punta del Diablo, tem várias opções de empresas que fazem o trajeto, os horários são diversos. Escolhemos ir pela Cot (aproximadamente R$12,00). Pelo site da Cot tem os destinos/horários que eles fazem e uma média de preço. O motorista irá te avisar quando for passar pela imigração para pegar o carimbo, você também consegue ir só com a identidade atualizada.

Uma dica: sempre avise o motorista que você é estrangeiro, geralmente eles tem o costume de avisar quando chega as paradas, mas se caso não parar você irá ter um grande problema.

Punta del Diablo

Chegamos na baixa temporada, não tinha quase ninguém na cidade e apenas 1 hostel funcionando. Ficamos no El Diablo Tranquilo Hostel por 3 dias, gostei da hospedagem, das pessoas, da vibe do local.

Uma dica é: se estiver indo em dupla, tente pegar um quarto privado.

Segunda dica: vá de mochila, lá não tem calçamento, vai acabar com as rodinhas da sua mala, foi o que aconteceu com a minha. Hahaha

A cidade é bem tranquila, tipica cidade de praia. Tem um mini centro com bares e restaurantes, mas nenhum estava aberto. A praia também é cheia de cachorros, eles te seguem por toda parte.

O supermercado estava aberto e o jeito mais prático e econômico de se comer por lá é comprar as comidas para serem preparadas no hostel, todo hostel disponibiliza a cozinha com todos os utensílios para os hospedes.

As 11:00 am do dia 14 de Abril fomos em direção a Cabo Polônio, pegamos o ônibus onde descemos quando chegamos —só tem um lugar. Na verdade, chegamos até o lugar e ficamos esperando, eu estava com muita sede, decidi ir no supermercado já que o ônibus não aparecia. Acabou de quando estava lá nos perdemos dois ônibus que estavam vindo simultaneamente, tivemos que esperar até 13:00 pm para pegar o próximo. Pagamos aproximadamente R$5,00.

Cabo Polônio

Recebi essa dica pela Babi (@babicady), sigo ela no Instagram e ela me disse que era imperdível essa cidade, todos do hostel também indicavam. Gente, realmente é incrível. Cabo Polônio, é uma vila de pescadores, bem pequena, sem saneamento, sem luz e sem internet e o melhor é que pouca gente sabe dessa maravilha.

Para chegar até Cabo Polônio tivemos que pegar um caminhão 4 por 4, não tem como ir apé, é meio que umas dunas pela estrada. Pagamos aproximadamente R$20,00 ida e volta.

A cidade tem um centrinho e muuuitos hostels, é bem cidade de praia também e infelizmente passamos pouco tempo lá, não chegamos a dormir. Todo mundo recomenda dormir lá, você consegue ver todas as estrelas do céu, na próxima com certeza irei dormir. O principal ponto turístico da cidade é o Farol, é obrigatório a subida, a vista é linda. (pagamos aproximadamente R$3,00)

Uma dica é: tente pegar o ultimo horário do caminhão de volta e se sentar lá em cima na primeira fileira, foi o por do sol mais lindo que vi na vida, as fotos não consegue imprimir o quanto é lindo. Particularmente foi um dos momentos mais épicos da viagem, por isso CP está no meu coração e indico muito a conhecer essa cidade.