Othani, o japonês que me fez gostar de beisebol

Henrique Casas
4 min readJul 15, 2021

--

“Dê uma moral e deixa uma palminha no texto do cara vá!” Disse Othani sobre o texto que você está lendo

Shohei Othani é o maior show dos esportes americanos em 2021. Se você, assim com eu não acompanhava beisebol, deve tá se perguntando “Sim, mas quem é Othani?” Ou se você, também como eu, tentou acompanhar beisebol antes e achou chato deve se perguntar “Que show que um jogador de Beisebol pode dar que vai ser melhor que o show do Basquete, ou do Futebol Americano?” .

Esse ano, provavelmente por conta da pandemia, eu resolvi dar uma nova a chance ao beisebol, eu já tinha tentado entender e acompanhar antes mas como eu já disse achei chato, e devagar. O beisebol assim como o futebol americano (FA) para bastante, em comparação com o futebol, e o basquete. Para piorar diferente do FA, no beisebol não tem o turnover (uma roubada de bola traduzindo grosseiramente). Ou seja não só é parado como também o time precisa desperdiçar as suas chances e o outro time não pode roubá-las.

Mas esse texto não é para te explicar ou falar mal do beisebol. Se você quiser entender tem muitos vídeos sobre isso no youtube(vou deixar um aqui). Esse texto é pra falar sobre Othani, e como ele incrível, tão incrível que consegue superar essa “chatice”.

Othani é um rebatedor que lança a bola bem, ou um lançador que rebate bem. Você pode escolher como definir ele, mas se (de novo)assim como eu você achava que isso era comum no beisebol, você está enganado, o último jogador que fez algo parecido foi Babe Ruth em 1919, isso mesmo mais de 100 anos atrás. E se você não sabe Babe Ruth é o Pelé do Beisebol, é o maior personagem da rivalidade entre Yankees e Red Sox (uma história que é uma mistura de Dí Stefano indo pro Real Madrid e Béla Guttmann saindo do Benfica).

Com exceção do ERA, que quanto menor melhor, Othani vem superando o Pelé do Beisebol

Othani, o lançador, confia em sua força para strikiar os adversários, usando a bola rápida de 4 costuras em 53% das vezes, com uma velocidade média 96 MPH ou um pouco menos de 155km/h. Isso mesmo leitor, nem o motorista do seu ônibus no último balão consegue (verdade seja dita, ás vezes consegue ) ser mais rápido que a bola rápida do japonês. Mas nem só de velocidade vive Othani, as bolas com efeito (4 tipos diferentes) menos diretas e mais lentas, de Othani são maravilhosas se você não acredita, olhe esse vídeo onde a bola rápida é comparada com uma dessa bolas de efeito, imagine o rebatedor que tem que rebater esse dois tipos de arremesso.

Othani, o rebator, é simplesmente o melhor da liga, líder em Home Runs (aquelas rebatidas que vão pra fora do campo, e vão pra torcida) com 33, e 70 corridas foram anotadas quando Othani rebateu, das vezes em que ele foi chamado pra rebater, Othani chegou, pelo menos na primeira base em 36,4% das vezes.

É como se um goleiro ou um zagueiro, fosse o artilheiro do campeonato, ou um QB jogasse de Safety e conseguisse mais interceptações do que lançasse. No Japão ele já foi chamado de Nito-Ryu do Beisebol, que é um estilo de arte marcial, em que o samurai usa não uma, mas duas espadas, talvez essa seja a melhor definição do jogo de Othani.

E além de ser esse jogador espetacular que o mundo só viu depois de 100 anos, Othani tem uma personalidade singular. Um jogador que pega o lixo que ele encontra no chão, enquanto caminha até primeira base, admite que está nervoso ao dar uma entrevista para um de seus ídolos, e é tão educado que usa um intérprete pois acha que sua pronúncia do inglês pode incomodar as pessoas.

Eu sou novo nesse esporte, então eu não sei se Othani vai ser a cara do beisebol, Fernando Tatis Jr., Vladimir Guerreiro Jr, são dois dominicanos cheios de estilo e carisma e podem se tornar mais populares, Jacob Degron tem atingido números históricos arremessando, e outras estrelas que podem tomar esse posto. Também não sei se vai ser melhor do que o Babe Ruth, ou mesmo se vai terminar essa temporada tão bem. Mas eu sei que é muito divertido ver ele jogar, e ainda bem que eu resolvi assistir beisebol essa temporada.

--

--