Não comece a estudar programação pelo motivo errado.

Henrique Zolini
3 min readFeb 7, 2022

Meu papel aqui não é te desanimar, mas te dizer a verdade.

Refleti bastante sobre este assunto, essa semana e fiquei me perguntando se deveria ou não, postar algo sobre isso, mas acabei decidindo postar pela importância que eu acredito que isso tenha na vida dos futuros desenvolvedores. A reflexão que eu trago para você é a seguinte: Não comece a estudar programação pelo motivo errado, pois você só irá perder o seu tempo.

Já conversei com várias pessoas começando na área, pessoas que estão querendo começar a estudar programação e vejo muitas delas começando a estudar por vários motivos, sendo o principal deles a de “ser programador dá dinheiro.”

O mais curioso disso é que a maioria das pessoas que já me falaram isso e me pediram ajuda não conseguem ao menos terminar um pequeno curso na internet. E eu atribuo isso pelo fato de que elas não estavam estudando porque realmente gostavam e queriam estar lá, mas sim porque tinham expectativas que não condiziam com a realidade. Ganhar dinheiro, gostar de computador e gostar de jogar jogos não tem absolutamente nada a ver com ser um programador, gostar de comer não dita que você será um bom cheff de cozinha, assim como cozinhar em casa diariamente não te torna um cheff de cozinha.

Existe aquela frase bem clichê que diz “faça o que você ama, você irá passar mais de um terço da sua vida trabalhando" mas sinceramente, se você não amar programar e não fizer isso com prazer, você nunca será um bom programador, isso porque essa carreira exige muito um ciclo infinito de estudos, testes e reformulação do seu trabalho.

De uns tempos para cá, surgiu a ideia de que é fácil programar e é só estudar um pouquinho e fazer um cursinho que você já irá começar a ganhar rios de dinheiro. Programação em geral não é uma profissão fácil, é uma profissão de MUITA PRÁTICA, e o que manda é a sua capacidade de resolver problemas, se você for acomodado você fica para trás, ou você resolve o problema para os outros ou alguém vai resolver para você. É impossível se tornar um bom programador estudando 24h por dia em duas semanas, ou mesmo dois meses. Esse tempo é suficiente para, no máximo, saber fazer tarefas MUITO simples. Quantas histórias eu já vi de pessoas que nem de fato se interessavam tanto pela área, mas foram influenciadas e só após ver o tamanho do caminho, se frustraram e desistiram. As pessoas fazem faculdades de 5 anos e ainda assim, saem da faculdade sem ter o necessário para entrar no mercado de trabalho.

Ser um bom programador é sobre escrever código atrás de códigos, simplesmente pelo gostar de ver as coisas sendo executadas em tela, é sobre “perder” momentos de lazer, finais de semana, noites para simplesmente testar códigos novos, tecnologias novas e nem simplesmente sem importar com isso, pois aquele momento era prazeroso para você. Assim como um bom cheff de cozinha só se tornou cheff após longos anos de prática, testes de ingredientes e reformulação de pratos , você só será um bom programador quando já tiver praticado exaustivamente durante anos, tarefas e mais tarefas, reexecutando de várias formas possíveis de modo a encontrar a melhor forma de fazer o seu trabalho. O processo de aprender realmente é lento, não tem como ser rápido, e é infinito. Quanto mais você estuda mais percebe que tem muito ainda pra aprender. Não termina.

Enfim, meu papel aqui não é te desanimar, mas te dizer a verdade. Se você gosta de desafio, gostará de aprender programação!

Siga me acompanhando, leia os posts e não pare mais de estudar.

E se precisar de algo, conte comigo!

--

--

Henrique Zolini

Desenvolvedor Full-Stack Senior com mais de 12 anos experiência e atento aos mínimos detalhes. www.henriquezolini.com