Da devoção a São José: sua necessidade e seus benefícios

As crianças do mundo são ignorantes acerca dos privilégios e direitos que o Altíssimo concedeu ao meu Santo Esposo, e o poder de sua intercessão com a Divina Majestade e comigo. Mas eu te asseguro, minha filha, que no Céu ele é muito íntimo com o Senhor, e tem grande poder para prevenir a punição da Divina Justiça aos pecadores. Em todos os julgamentos busque sua intercessão, por que o Pai Celeste vai conceder qualquer coisa que meu esposo pedir.
No Dia do Julgamento, os condenados irão chorar amargamente por não ter percebido quão poderoso e eficaz meio de salvação eles poderiam ter tido na intercessão a São José, e por não terem feito o máximo para ganhar a amizade do Juiz Eterno.

Abro este texto com tão sábias palavras, proferidas pela própria Bem Aventurada Virgem Maria à Venerável Maria de Agreda quando se tratou à devoção a seu digníssimo Esposo, a verdade é que nunca se existiu uma devoção fervorosa a São José, apesar de sua grande importância e intercessão.
Claro que é lícito argumentar que já se tem uma devoção a Nossa Senhora e a Nosso Senhor e com isso nada se poderia lucrar ao piedosamente respeitar São José, entretanto primeiramente é bem verdade que em uma causa (e neste caso me refiro a santificação das almas) que quanto mais testemunhas de defesa (os intercessores) mais se pode obter uma absolvição da culpa (o Reino dos Céus).
 É bastante necessário também se valer da proteção de São José, já que foi ele, justo varão do Senhor, quem defendeu e cuidou dos tesouros mais preciosos de Deus: Nossa Senhora e o próprio Filho de Deus; e para isso foi imbuído das mais vastas graças, pois era em Terra o responsável pela educação do Messias, que precisava ser instruído com os ensinamentos de Deus; logo não há santo, exceto Maria Santíssima, que possa nos ensinar a imitar Cristo como São José, pois foi ele na qualidade excelsa de pai que primeiro ensinou a Jesus.
 Também recordo do matrimônio de São José e a própria Mãe de Deus, uma relação de amor ímpar, que antes nem mesmo fora compreendida, pura e virginal, mas ainda assim um matrimônio real, modelo e inspiração a todos os outros, pois a união virginal e santa de São José e Nossa Senhora constitui o vértice do qual a santidade se espalha sobre a terra. Conforme afirmava Bernadino de Bustis “entre Maria e José existiu um amor indivisível e santíssimo; de fato, depois de Cristo, seu Filho, a Virgem puríssima não amou nenhum homem ou criatura assim como a José e da mesma forma José amou a beata Virgem acima de todas as criaturas”.
Nossa Senhora ainda, como se não fosse o bastante dizer ao mundo que se deve recorrer a José, diz a nós o que se obtém com pia devoção a seu Castíssimo Esposo ainda por meio de Maria de Agreda (que disponibilizarei mais tarde), mas ainda assim somos condicionados a esquecer São José em meio a santos que nos identificamos mais pessoalmente e ignoramos este capaz, assim como disse Santa Teresinha de Lisieux, de nos ajudar em qualquer situação.
 Não há muito mais o que dizer ou reforçar, simplesmente é necessário lembrar da função terrena de São José, ele era o guardião de Nossa Senhora e do Menino Jesus, entre seus encargos tinha de prover tudo a eles, assim o ainda faz na glória do Céu, onde entrega todas as graças e pedidos nas mãos de Maria Santíssima e de Nosso Senhor Jesus Cristo.
 Não se existe nenhum motivo para temer aproximar-se de São José, pois ele é o guarda da Virgem Maria e de Jesus Cristo e pode-se até mesmo afirmar que, por seu zelo, ninguém pode aproximar-se de um deles sem a autorização de São José, que ainda exerce no Céu sua vocação terrena de protetor. Então conforme dizia São Josemaria Escrivá e um livro do Antigo Testamento (este último, a respeito de outro José) faço meu pedido: “Vai a José”.
São José, ardente em amor pelos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, rogai por nós.

Benefícios e privilégios da devoção a São José:
1. Obter a virtude da castidade e não correr o risco de perde-la.
2. Receber poderosa assistência para se libertar do pecado e recuperar a graça de Deus.
3. Adquirir por meio dele devoção a Nossa Senhora e disposição para receber seus favores.
4. Obter uma boa morte e uma proteção especial contra os demônios em sua última hora.
5. Intimidar os inimigos da salvação por pronunciar o nome de São José.
6. Obter saúde corporal e consolação na aflição.
7. Ter, por sua intercessão, sucesso na família.
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.