Brigadeiro Tradicional versus Brigadeiro Gourmet

Fala-se muito, hoje em dia, em Brigadeiro Gourmet, aliás, em nossos dias, explora-se a palavra “Gourmet”. Porém, para todo termo emprega-se um diferencial, e não seria diferente para esta terminologia.

O desenvolvimento de receitas diferenciadas, com ingredientes mais específicos, capazes de proporcionar uma experiência gastronômica diferenciada, é que transformam um produto normal em um produto “gourmet”. Alguns profissionais, porém, utilizam-se do termo equivocadamente, porque acreditam que seus produtos tem, por si,um diferencial, o que não é de todo engano, já que cada pessoa tem seu jeito de fazer e desenvolver seus produtos. O Brigadeiro, porém, atende alguns requisitos básicos para assim ser denominado.

Os ingredientes indispensáveis para um Brigadeiro Gourmet são o chocolate em barra e o creme de leite. O chocolate que não poderá ser fracionado, e consequentemente, a porcentagem de cacau não poderá ser menor do que 30% (valor estimado para o Chocolate ao Leite vendido no Brasil); o Creme de Leite também é ingrediente importante para que o produto final atenda ao requisito “gourmet” proporcionando a maciez necessária e equilibrando o dulçor do leite condensado que também é componente da receita do brigadeiro, seja ele “gourmetizado” ou tradicional.

Sabemos, porém, que o brigadeiro é uma paixão nacional e sua receita tradicional tem tanto ou igual encanto e sabor do que a receita especial. E não é incomum, encontrar consumidores que preferem o brigadeiro tradicional ao brigadeiro gourmet. É uma questão de paladar, de opinião e gosto.

Diante de tudo isso, é importante pontuar as diferenças na receita, pois um apreciador da receita gourmet, deve também, reconhecer que o valor do produto será diferenciado, assim como a porção, além também de outras características que diferenciam o produto especial do produto tradicional. Os brigadeiros para festas, normalmente, são os mais simples, porém, nada impede que cada profissional elabore seu receituário de forma que seus produtos tenham um diferencial.

Atualmente, a variedade de brigadeiros, de variados sabores, de chocolate ou não, recheados e combinados, pode até descaracterizar nossa ideia do “doce” mais popular de nossa cultura. No entanto, importa obedecer não às tendências de mercado ou aos modismos culinários, e sim, ao que pede seu paladar e suas preferências.

Inserir novos ingredientes e toques especiais em produtos tradicionais é uma tendência da cozinha moderna. Transformar o simples sabor em experiência gastronômica é uma nova forma de fazer cozinha, atender as demandas dos consumidores é o trabalho dos profissionais que se dedicam à gastronomia e à confeitaria. Por isso, o que se apresenta hoje, não é uma mudança de paradigmas, e sim, uma forma de apresentar novos sabores e maiores experiências.

Nosso trabalho é atender suas expectativas!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade