A Psicologia que você deveria conhecer

Você sabia que a Psicologia pode estar tão empenhada em desenvolver os pontos fortes do ser humano quanto está preocupada em tratar os pontos fracos? A Psicologia pode contribuir muito mais do que apenas tratar e prevenir as patologias humanas. Empenhando-se em identificar e fortalecer os pontos positivos dos seres humanos, a Psicologia também contribui para o desenvolvimento e crescimento das pessoas.

Para Martin Seligman, psicólogo e professor da Universidade da Pensilvânia, a Psicologia não deve ser tratada apenas como uma filial das Ciências Médicas, preocupada com o diagnóstico e a recuperação de distúrbios e doenças mentais. Tratar não significa apenas encontrar o que há de errado com as pessoas, mas também cultivar e fortalecer as competências e qualidades humanas. O psicólogo americano defende a ideia de que a Psicologia tem como possibilidade fomentar e nutrir o que existe de melhor nas pessoas, ampliando seu foco de atuação à vertentes como o trabalho, a educação, o afeto e, principalmente, à superação e ao crescimento pessoal.

Ao propor a (re)construção das qualidades positivas das pessoas, a Psicologia possibilita uma reavaliação das potencialidades e virtudes humanas por meio do estudo das condições e processos que contribuem para a prosperidade. De acordo com o pensamento de Martin Seligman, o conhecimento das forças e virtudes possibilita à Psicologia propiciar o desenvolvimento e crescimento das pessoas, assim como contribuir para o desenvolvimento e crescimento de comunidades e instituições.