Entenda as diferenças entre Treinamento e Desenvolvimento de pessoas

Apesar de apresentarem conceitos similares, treinamento e desenvolvimento se dão a partir de processos distintos.

O treinamento é orientado para o presente, dando ênfase ao cargo atual e buscando melhorar as habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho imediato do cargo. Já o desenvolvimento de pessoas trata-se de um processo que transcende ao treinamento e envolve componentes que o aproximam do processo educativo.

Apesar de apresentarem conceitos similares, ambos, treinamento e desenvolvimento, se dão a partir de processos distintos. Entender essa diferença é fundamental na medida em que é necessário considerar os níveis de aprendizado para capacitar o ser humano.

O treinamento de pessoas é considerado um meio para adequar cada membro ao seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir dos cargos ocupados. Essa é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Já o processo de desenvolvimento de pessoas, possibilita aos membros a formação básica para que modifiquem antigos hábitos, desenvolvam novas atitudes e capacitem-se para aprimorar seus conhecimentos, com vista em tornarem-se melhores naquilo que fazem.

Sendo assim, o treinamento refere-se ao diagnóstico e à programação da preparação das pessoas para o desempenho de seus respectivos cargos. Geralmente os programas são de curto prazo, com foco nas tarefas operacionais e habilidades. Já os programas de desenvolvimento visam o aprimoramento das pessoas a médio e longo prazos, objetivando a contínua realização do potencial preparando para carreira através do desenvolvimento de atitudes e comportamentos, isto é, das competências.

Ambos, treinamento e desenvolvimento, são ferramentas utilizadas para otimizar o desempenho das organizações, sendo possibilidades dos mesmos não só corrigir as deficiências de desempenho detectadas no sistema organizacional, mas também desenvolver as potencialidades e habilidades dos recursos humanos que integram as organizações.