5 motivos para não comemorarmos o Dia da Amazônia em 2017

Hoje é o Dia da Amazônia, a maior reserva natural do planeta, mas nós não temos motivos nenhum para comemorar. Listamos 5 motivos para você entender porque este dia não está para comemorações.

1. Extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados

O mais recente golpe contra a Amazônia foi a extinção da RENCA pelo excelentíssimo senhor Presidente Michel Temer. Isso daria acesso a Reserva à empresas privadas para poderem extrair minério do local. Algumas pessoas acreditam que esta ação foi a moeda de troca para que conseguisse apoio contra o seu impeachment. 
O decreto foi suspenso, mas ninguém tem dúvida de que, se aprovada, a extinção da RENCA pode trazer mais atividades ilegais e desmatamentos.

2. O avanço do desmatamento

Um inimigo de longa data da Amazônia é o desmatamento ilegal. Seja para criação de gados ou para extração de maneira, a Amazônia, ano a ano, sofre perdas irreparáveis por causa do desmatamento.

3. Ameaça da biodiversidade amazônica

Segundo o coordenador do Programa Amazônia da WWF-Brasil, muitas espécies foram descobertas em áreas protegidas como a RENCA. E com a extinção, sem dúvida haverá uma grande perda para a biodiversidade amazônica. 
Para se ter ideia, entre 2009 e 2013, a taxa de descoberta de novas espécies chegou a 2,5 descobertas por dia. E hoje, em 2017, o coordenador e sua equipe ainda descobrem novas espécies.

4. Corte no Fundo Amazônia pelo governo Norueguês

Neste ano, o Fundo Amazônia perdeu cerca de R$200 milhões em investimento contra o desmatamento que vinha do governo norueguês. A Noruega é a maior doadora para o fundo, já contribuiu com R$1.1 bilhões e disse que se o desmatamento não desacelerar em 2018, cortará 100% da verba.
Para o desespero total da nossa Amazônia, o Ministro do Meio Ambiente, quando questionado se poderia garantir o resultado, respondeu: “Apenas Deus poderia garantir isso”.

5. Palco do maior número de mortes de ativistas

Há cinco anos seguidos, o Brasil lidera o ranking de mortes de ativistas que defendem o meio ambiente. E a Amazônia Legal (os 8 Estados e parte do Maranhão) é o palco de 9 em cada 10 mortes.
Estas mortes se dão pela disputa entre trabalhadores rurais e moradores/ativistas que defendem o meio ambiente contra o desmatamento e atividades ilegais no local.

Esses são os 5 principais motivos pelo qual não podemos, infelizmente, comemorar o Dia da Amazônia em 2017. 
Mas não podemos desistir! Todos nós podemos ser um agente desta mudança, cada um a sua maneira.

Nós do Hi app estamos tentando mudar este cenário oferecendo uma opção 100% digital para cartões de visita físicos, que são responsáveis por uma grande quantidade de árvores derrubadas para a produção do papel.
Convidamos você a fazer parte deste movimento e não só abraçar o Hi app, mas também todas as soluções digitais que ajudam a conservar o meio ambiente.


Gostou? Baixe o nosso aplicativo e nos acompanhe nas redes sociais =)
Twitter | Facebook | InstagramLinkedin