Highlander: O Guerreiro Imortal (1986) — Review e Curiosidades

Highlander Brasil
4 min readMay 8, 2023

--

Gregory Widen ainda estava na faculdade quando escreveu o primeiro roteiro para Highlander. Originalmente chamado de Shadow Clan ou Clã das Sombras, o filme mostraria dois clãs de imortais que duelariam pelos séculos, acreditando que o último deles ganharia um lendário prêmio com todos os seus desejos realizados. Nessa versão, os imortais podiam ter filhos. Outra diferença é que o Kurgan não seria maligno. Ele estaria cansado da guerra e de tudo que perdeu e, por isso, acreditava que merecia ser o último. Queria logo que tudo acabasse e ele recebesse o prêmio. Já Connor seria alguém que apreciaria ser imortal.

A produtora decidiu fazer mudanças, transformando-o no Highlander que conhecemos. A única coisa que Gregory Widen não gostou foi a mudança na personalidade do Kurgan e o fato de ele cometer estupro durante o filme. Porém, ele reconhece que a interpretação do personagem o tornou um vilão muito mais icônico.

Gregory Widen criador de Highlander

Muitos atores foram cotados para o papel de Connor MacLeod, entre eles Kurt Russell. Porém, devido à agenda do ator, ele não pôde filmar. Christopher Lambert acabou sendo escolhido após todos os outros atores não aceitarem ou não poderem fazer o filme. Lambert tinha impressionado a todos com o seu Tarzan, mas não sabia nada de inglês, pois o ator foi criado na França. Por sorte, ele tinha começado um curso de inglês pois começou a receber propostas dos EUA. Quando ele começou a filmar, tinha um sotaque diferente, pois seu professor não era americano. O diretor e os produtores adoraram o sotaque de Lambert.

Lambert possui um defeito de visão que lhe dá um olhar profundo, exatamente o que imaginavam para o personagem. Lambert tinha 27 anos e o personagem tinha 18 anos quando se tornou imortal. Porém, era uma prática comum escolher atores mais velhos do que a idade dos personagens.

Sean Connery só aceitou participar do filme por ter um protagonista escocês. Ele recebeu 3 milhões de dólares para gravar durante uma semana. A famosa introdução foi feita no banheiro de um hotel. Sean ficou amigo de Lambert, o que o convenceu a praticar um pouco de esgrima para as cenas de luta.

Para economizar dinheiro com efeitos especiais, dois cabos eram conectados em baterias e nas espadas durante os duelos para sair faíscas. Isso era extremamente perigoso para os atores, mas por sorte ninguém se feriu.

Diversas cenas foram cortadas para economizar dinheiro, mas apareceram depois na novelização e nos quadrinhos. Por exemplo, a primeira morte de Kurgan e o fato de que, quando Kurgan cortou a cabeça de seu mentor, teve uma visão com Connor MacLeod. Ele viu a espada que tinha escrito MacLeod que ele usava. A visão dizia que Connor seria o único que poderia vencê-lo. Kurgan ficou obcecado em matar Connor. Ramirez, sabendo disso, procurou encontrar e treinar Connor.

O estúdio pegou fogo quando o filme estava sendo editado. Diversas cenas foram perdidas, incluindo todas com o imortal coreano Yung Dol Kim.

Highlander se tornou um fenômeno da cultura pop

A banda Queen ficou tão empolgada ao ver as cenas iniciais do filme que fez quase um álbum inteiro dedicado a ele, quando inicialmente só iria fazer a música tema. O filme teve pouco investimento em propaganda e jabá para críticos, por causa do seu orçamento apertado, e estreou em poucos cinemas. A maioria dos críticos não gostou disso e acusou o filme de ser muito violento e com pouca história, mas elogiou a atuação dos protagonistas.

O filme não fez sucesso nos EUA, mas foi bem recebido na Europa e no Japão, onde estreou quase um ano depois em poucas salas. O filme bombou quando chegou no home video (VHS) e virou um fenômeno cult, arrecadando no mundo todo quase dez vezes o valor do seu orçamento inicial. Isso fez com que o estúdio pensasse em fazer uma franquia com ele, mesmo tendo um final fechado. Com o sucesso do filme, diferentes álbuns da trilha sonora foram lançados e um jogo para o Atari foi criado.

Nota Geral: 9,5

Orçamento e Arrecadação

Orçamento 16 milhões de dólares — Faturamento nos cinemas 19 milhões, no Home vídeo (Vhs) 120 milhões no mundo todo, total do faturamento 139 milhões

Personagens:

Connor MacLeod

Ramirez Kurgan

Sunda Kastagir

Iman Fasil

Osta Vazilek

Yung Dol Kim (Cenas perdidas)

Heather MacDonald

Brenda Wyatt

Rachel Ellenstein

--

--

Highlander Brasil

Seja bem-vindo ao blog da Highlander Brasil! Aqui, você serão postadas informações detalhadas sobre os personagens, enredos e curiosidades sobre a franquia .