O que é ataque posicional?
Caio Gondo
162

Todos são construtores enquanto o time possui a bola. Desde os zagueiros, até os centroavantes. A questão é que todos devem executar a função na qual está posicionado no momento de transição ofensiva. Muito se acredita aqui no Brasil que zagueiro defende, volante marca e meia arma. O que é obsoleto como crença e obstáculo como forma de jogar. O que forma a incoerência na hora em que admiramos o Matt Hummels, que é zagueiro, ter capacidade técnica e coordenação tática para organizar o time ao progredir uma linha acima da qual ele inicia o jogo.

“Não fiz o gol porque sou zagueiro" é desculpa para quem deseja se desviar da responsabilidade. Com a bola, os jogadores deverão se aprimorar para não haver distinções tão discrepantes dentro do campo de jogo. “Sou atacante e não tenho que marcar”, parte do mesmo princípio onde recusa-se a responsabilidade de construção de jogadas.

Por fim, é possível verificar que defender também é construir ataque. Esse é o maior legado do ataque posicional de Pep Guardiola.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Higor’s story.