29 coisas que um quase balzaquiano pode ensinar a você

Thiago Hilger
4 min readJan 19, 2017

--

Há exatamente uma semana completei 29 anos. É o último dos vinte e tantos, ano que vem viro balzaquiano, adulto, velho, etc., chamem do que quiser. E já deu para aprender algumas coisas nesse tempo.

  1. O maior amor da sua vida é o amor próprio. Ele vai acompanhar você desde sempre e para sempre. Cuide bem dele.
  2. Cuide bem do seu corpo também. Você só tem um.
  3. Um amor, quando é verdadeiro, não se apaga com um término. Você vai amar aquela pessoa para todo o sempre, por mais que você saiba que vocês não têm como ficar juntos. Isso pode acontecer com mais de uma pessoa na sua vida, é possível, sim, ter mais de um grande amor da vida.
  4. Cada um tem a sua bagagem, inclusive você. Não julgue a pessoa pelas escolhas que ela fez no passado. Nada daquilo tem a ver com você. Só leve em consideração as escolhas que a pessoa fez estando ao seu lado e que afetem você.
  5. Saiba a hora de parar. Pode ser parar de falar, de beber, de argumentar, de brigar, de trabalhar, de comer, etc. A hora de parar é algo pessoal e intransferível. Você tem que descobrir a sua. E toda vez que chegar nela, pare.
  6. Escute mais do que fale. É matematicamente possível. E preste atenção quando alguém ao seu lado estiver falando (ou vá embora).
  7. Saber escrever direito é o mínimo. Por favor.
  8. Uma das maiores mentiras que contam para a gente é que escolhemos nossa profissão na adolescência, no vestibular. Eu já mudei de profissão. E não há o menor problema em fazer isso. Se você não quiser mais a sua profissão, escolha outra e recomece.
  9. Você não é o seu trabalho. Você é mais do que isso.
  10. Fazer “nada” é maravilhoso. Separe um tempo do seu dia, semana, mês, ou sei lá, para fazer “nada”.
  11. Viaje, se você tiver condições financeiras. Vá conhecer e viver outra cultura, outro lugar, outro clima, outra paisagem. Você nunca vai esquecer.
  12. Dinheiro não é tudo, mas nem vou desafiar você a viver sem.
  13. Valorize a produção local. Se tem uma feira e um supermercado de uma rede gigante perto da sua casa, compre na feira. É uma ajuda minúscula numa distribuição de renda mais justa, mas é melhor do que nada. É um jeito simples de mudar o mundo, sem nem precisar ir muito longe.
  14. 90% das coisas que acontecem não estão sob nosso controle. Mesmo que a gente tome decisões e faça planos, a vida vai tirar alguma coisa do curso.
  15. Você não é obrigado a fazer nada que não queira. Nem a seguir a lei, se não quiser (mas esteja preparado para pagar o preço, se você infringir a lei ou magoar alguém).
  16. Aliás, você não é obrigado a se casar, nem ter filhos, se não quiser.
  17. Ter um animal de estimação é uma responsabilidade maravilhosa. Mas, assim como filhos, também não é obrigatório. Só é obrigatório cuidar bem quando se tem.
  18. Saia do armário. Se alguém não aceitar você por isso, o problema não é seu (nem que seja um familiar). Uma pessoa que não aceite você como você é não é uma pessoa que você precisa por perto.
  19. Descubra uma maneira de se autocurar quando estiver numa bad. Brincar com seu animal de estimação vale. Sair com os amigos também. O melhor é escrever uma carta para si mesmo, se elogiando, mostrando que você não precisa sofrer. Parece meio egocêntrico, e é, mas se você mantiver em segredo, ninguém precisa saber.
  20. Tente entender o contexto do outro. Ele vai dizer muito mais sobre a pessoa do que ela mesma saberia dizer.
  21. Não faça piadas sobre os outros. Faça piadas sobre você mesmo. Rir de si é uma virtude imensa.
  22. Tem coisas que na vida que você nunca vai entender por que aconteceram, nem como funcionam. Resigne-se ao fato de que é impossível saber tudo.
  23. MAS, isso não é desculpa para não estudar, não pesquisar, não ir mais a fundo. Estude.
  24. Não confie em tudo que você ler no Facebook ou no Medium ou em qualquer lugar. Nem sempre as pessoas que escreveram sabem do que estão falando. E nem sempre elas estão falando a verdade, às vezes a ideia é enganar você mesmo.
  25. Não há motivo aceitável para grosseria. Nunca. Mesmo que o outro esteja errado, sempre seja educado.
  26. Respeite o espaço pessoal do outro. Entenda que se a pessoa não quer a sua presença, ou não quer ouvir a mesma música, ou não quer sair com você, ela não é obrigada. Nem você. Se houver alternativa, faça. Ligue a sua música no seu fone de ouvido. Senão, não force.
  27. Não guarde rancor. Ele só vai acabar com o seu sucesso e a sua felicidade, e não com a do outro. (E, aliás, por que raios você ia querer acabar com o sucesso e a felicidade do outro?)
  28. Você tem muito, muuuuuuuuuuito mais dos seus pais do que imagina. E em algum momento da vida, eles se tornarão mais seus amigos do que autoridades. Esse é o momento que você percebe que virou adulto.
  29. Ninguém, nem nada, é eterno. As coisas estragam, os relacionamentos terminam, as pessoas (e animais) morrem. Aproveite enquanto elas estão por perto. Aproveite enquanto você está vivo. E reflita sobre a mortalidade das pessoas e das coisas. Que legado você deixaria se morresse hoje?

Feliz 29 para mim!

--

--

Thiago Hilger

Freelance translator, mainly on game localization. Teacher of gameloc and subtitling. And a very nice person. :)