A importância da Comunicação para as igrejas

HitBel

É fato que a Bíblia é uma ferramenta de comunicação entre Deus e a sua criação. Mas, muitas vezes limitamos nossos olhares para o papel que está à nossa frente e não enxergamos as diversas possibilidades que o século 21 nos trás.

Lembro claramente quando no início de minha adolescência minha mãe me deu um sábio conselho: “Filha, faça um curso de datilografia senão você não sera ninguém na vida”. Obediente, eu fiz o curso de datilografia. Mas, no ano seguinte, a Internet já chegava ao Brasil. Vi a transição do OFF para o ON muito rapidamente. Todos nós que vivemos os anos 90 e 2000 vimos tudo isso acontecer. No meu caso, vi de perto, sentada na cadeira VIP.

Eu me converti em 2003, na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte/MG, da qual sou membro até os dias de hoje. Foi a terra que o Senhor me plantou. Ali, ouvindo semana após semana ao meu amado pastor, Márcio Valadão, aprendi sobre excelência e sobre a importância de falar do amor de Jesus para o maior número de pessoas possível. Conhecer Cristo e ter minha vida totalmente transformada por Ele foi motivação suficiente para seguir em busca de compreender meu chamado e como poderia fazer isso de maneira eficiente.

Minha formação acadêmica é em Jornalismo, logo eu, que amo tanto falar e escrever. Desde criança tinha esta ânsia por me comunicar. Ainda nos tempos das cartas. Mas, com o avanço da tecnologia, comecei a encontrar devocionais diários na Internet, comecei a assistir pregações pelos streamings das igrejas, que logo depois migraram para o YouTube. Felizmente, meu pastor é pioneiro nesta área e me tornou pioneira em algo que sou realmente apaixonada, a Comunicação Digital para igrejas.

Comecei a dar aulas sobre Mídias no Seminário Teológico Carisma e depois em tantas outras instituições. Comecei a viajar pelo Brasil palestrando e treinando equipes de comunicação (contratados ou voluntários) para qualificá-los ao trabalho excelente que é Comunicar o Reino de Deus.

Hoje ao andar pelas ruas, metrôs, ônibus, aeroportos, restaurantes, seja por onde for, as pessoas estão ali com seus smartphones (telefones inteligentes) consumindo mais e mais conteúdo. E a igreja? Onde ela entra neste processo? Nosso desafio como cristãos hoje diante do maior volume de informação da história é ser RELEVANTE. O que isso quer dizer? Produzir conteúdos, textos, vídeos, podcasts, programas de rádio ou TV que abordem os mais diversos assuntos, dos mais doces aos mais incômodos. E por quê isso? Porque não nascemos nesta geração por acaso, nascemos agora para usar o melhor que o Senhor colocou em nossas mãos para falar sobre o Reino de Deus e que Jesus está voltando.

Não veja a tecnologia apenas como algo ruim que afasta as pessoas. Pelo contrário, veja a tecnologia como instrumento nas mãos de um embaixador de Cristo que está usando este meio digital para falar das Boas Novas. Mais do que postar sobre um prato de comida bonito ou uma viagem legal (não que isto seja errado), reflita em como as pessoas podem enxergar Jesus Cristo por meio de sua vida ON e OFF-LINE.

Em Mateus 5.16 Jesus disse: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”. Esta sem sido minha missão de vida. E a sua?

Elis Amâncio é jornalista, especialista em digital, head de Marketing da Hitbel. Trabalha há 12 anos em comunicação no meio cristão. É autora dos livros: Mídias Sociais na Igreja e Comunicando o Reino.

HitBel

Written by

HitBel

Uma Agência de Soluções Digitais completa para te ajudar a propagar a MENSAGEM DO REINO DE DEUS há mais de 10 anos!!!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade