Rafa Ferrari / Novo integrante da equipe
E a equipe Hocks acaba de ganhar mais um colega: Rafa Ferrari. Tatuador de profissão, focado em diversos tipos de grafismo tribal, Ferrari já está “pronto para estampar tudo, boné, camiseta, meia, moletom, a equipe de produção, os skatistas,,vou riscar tudo que tiver pela frente” além de uma série exclusiva saindo em breve.
Quando você começou a fazer seus primeiros rabiscos?
Posso dizer que a tatuagem ‘aconteceu’ na minha vida. Sempre tive contato com esse mundo, quando eu tinha 11 anos, em 1989, estudava em um colégio que ficava em frente ao primeiro studio de tattoo profissional de Porto Alegre, do carioca Hélio Tattoo, no qual minha irmã era secretária. Lá tive meu primeiro contato com tatuagem. Mas na verdade meu sonho era ser skatista profissional, na adolescência até parei de desenhar, só pensava em skate. Até que tive lesões bem sérias no tornozelos e fui deixando esse sonho de lado. Então minha irmã foi trabalhar em um studio, o HC tattoo studio, do Nenê Tattoo, onde aí sim tive contato direto com máquinas e material em geral. Ali nasceu uma nova fase na minha vida. Era 1997 quando negociei um kit de tattoo com ele, fui pra casa e risquei minha irmã, meu pai, os amigos e assim foi indo.
Como foi se desenhando seu estilo?
Em 2001 conheci o Verani, ele foi com a minha cara, gostou dos meus trabalhos e me convidou para trabalhar com ele. O Verani é uns dos profissionais mais foda no mundo da tattoo, não apenas pelo seu talento, mas pelo empresário que é e por sua influência no mundo da tattoo. Na época tatuava ele, o Cristiano e o Otaki, todos com excelentes trabalho e cada um com suas especialidades. Em 2004 veio passar uma temporada aqui na loja um chileno que morava no Canadá, o Oz Paredes. Ele é especialista em tribal, até então nunca tinha conhecido esse estilo tão a fundo. Ali vi um novo conceito na tattoo. Vi que tattoo não era só uma arte incrivelmente cheia de detalhes e figuras realistas, mas sim a simplicidade de enfeitar o corpo. Comecei a me dedicar muito nesse estilo, que tava quase esquecido por aqui. Em 2005 ganhei meu primeiro prêmio com uma tattoo tribal e de lá para cá já fui premiado em diversas convenções. Me especializei em diversos tipos de grafismo tribal: maori, polinésio, samoano, filipino, Marques… Nos últimos anos venho me dedicando também aos desenhos relacionada a geometria sagrada, mandalas, padrões e pontilhismo.
Quem são suas principais influências?
Posso dizer que minhas influências são todas as tribos, mas admiro muito artistas como jun Matsui, Leo Malaia, Leo Zulueta, Tomas Tomas, entre outros.
Desde quando você tem relação com o Projeto Arte da Hocks? Como foi o convite para participar da equipe a partir de agora?
Uns três anos atrás conheci o Cristiano, sócio da Hocks, através do meu colega de trampo e grande amigo Diego Passos, então surgiu a ideia de fazermos alguns desenhos para Hocks. Aí conheci o Ronaldo, outro sócio da Hocks, que acabou fechando o braço comigo e depois o Cristiano também acabou se riscando comigo. Então nesse período já fiz algumas estampas que foram para o Projeto Verani X Hocks. Em 2015 sai do Verani e abri meu próprio studio e fiz mais umas duas estampas que saíram no Projeto Arte. Daí, umas duas semanas atrás, fui conhecer a nova sede da hocks, estávamos conversando sobre eu passar um dia inteiro riscando toda equipe e tal, e o Cristiano comentou que tinham o Careca que é um artista que faz parte da equipe Hocks e me convidou para fazer parte também. Fiquei extremamente feliz!
O que podemos esperar do novo artista do Projeto Arte da Hocks? Quando veremos teus trabalhos na coleção?
Posso dizer que estou pronto para estampar tudo, boné, camiseta, meia, moletom, a equipe de produção, os skatistas,,vou riscar tudo que tiver pela frente! Já estou trabalhando em uma série exclusiva para Hocks, no máximo até o final do mês estará pronta. Gostaria de dizer também que acho fantástico a Hocks investir em artistas de diferentes segmentos, isso a eleva para outro patamar, abrindo novos horizontes. Posso dizer que vou vestir essa camisa com muito honra e divulgar a marca sempre, nos eventos que participo, nas minhas redes sociais, na minha loja e no dia a dia!







Siga! > @hocks_projetoarteEncontre a Hocks >> http://bit.ly/OndeEuAcho