Mas então, o que é o IEEE?

Desde que entrei para o Ramo Estudantil da PUC-Rio,as pessoas costumam me perguntar o que é o IEEE, por isso decidi escrever sobre isso hoje!

AIEE :

O AIEE foi criado em 1884, na primavera, um pequeno grupo de profissionais da área elétrica, se reuniram em nova iorque a fim de apoiar os profissionais em seu campo emergente e também para aplicar a inovação para a melhoria da American Institute of Eletrical Engineers ou AIEE.

Naquele mês de outubro, foi a sua primeira reunião técnica na Filadéfia, PA, EUA. Muitos primeiros líderes, como o primeiro presidente, o Norvin verde , presidente da Western Union Telegraph Company participaram da reunião. Outros presidentes notáveis foram o Alexander Graham Bell (1891–1892), Charles Proteus Steinmetz (1901–1902), Schuyler S. Wheeler (1905–1906), Dugald C. Jackson (1910–1911), Ralph D. Mershon (1912- 1913),Michael I. Pupin (1925–1926), e Titus G. LeClair (1950–1951).

A energia elétrica se espalhou rapidamente, reforçada por inovações, tais como motores CA de indução, de longa distância de transmissão AC, e grandes centrais eléctricas. Empresas como a AEG, General Electric, Siemens & Halske e Westinghouse subscreveu a sua comercialização. O AIEE tornou-se cada vez mais focado em energia elétrica e sua capacidade de mudar a vida das pessoas através dos produtos e serviços que poderia entregar sem precedentes. Houve um foco secundário em comunicação com fio, tanto do telégrafo e do telefone. Através de reuniões técnicas, publicações e promoção de normas, o AIEE liderou o crescimento da profissão de engenharia elétrica, enquanto através de seções locais e ramos de estudante, ele trouxe seus benefícios para os engenheiros em locais generalizados.

A formação do AIEE Subcomissão de computação em grande escala em 1946 foi considerado um marco importante na história da engenharia da computação . Foi a primeira vez que uma associação profissional reconhecida a importância de computadores e computação em eletro-tecnologia .

IRE:

Uma nova indústria surgiu, começando com experimentos de telegrafia sem fios de Guglielmo Marconi, em 1895–1896. O que era originalmente chamado de telegrafia “wireless” tornou-rádio com as possibilidades de amplificação elétricos inerentes nos tubos de vácuo que evoluíram a partir de diodo de John Fleming e triodo de Lee de Forest. Com a nova indústria surgiu uma nova sociedade em 1912, o Instituto de Engenheiros de Rádio.

O IRE foi modelado no AIEE mas foi dedicado à rádio, e depois de forma ampla para a eletrônica. Ele também promoveu a sua profissão, ligando os membros através de publicações, padrões e conferências e encorajando-os a organizar seções e reuniões locais para a troca de informações e idéias.

Nasce o IEEE:

Filiação em ambas as sociedades cresceram, mas a partir dos anos 1940, o IRE cresceram mais rapidamente e em 1957 tornou-se o grupo maior. Em 1 de janeiro de 1963, o AIEE eo IRE se fundiram para formar o Institute of Electrical and Electronics Engineers, ou IEEE. Na sua formação, IEEE tinha 150.000 membros, 140.000 dos quais residiam nos Estados Unidos.

O IEEE Tem:

  • Mais de 421.000 membros em mais de 160 países, mais de 50 por cento dos quais são de fora dos Estados Unidos
  • Mais de 114.000 membros do estudante
  • 334 pontos em dez regiões geográficas em todo o mundo
  • 2.116 capítulos que unem os membros locais com interesses técnicos semelhantes
  • 2.806 agências de estudantes em faculdades e universidades em mais de 100 países
  • 1.159 capítulos filial estudante de sociedades técnicas IEEE
  • 459 grupos de afinidade; grupos IEEE afinidade são sub-unidades não técnicas de uma ou mais secções ou um conselho. As entidades de patentes grupo de afinidade são a Rede IEEE-USA Consultants, Jovens Profissionais (YP), Women in Engineering (WIE) e Vida membros (LM).
  • Tem 39 sociedades e sete câmaras técnicas que representam a ampla gama de interesses técnicos IEEE
  • Tem cerca de 4 milhões de documentos no IEEE Xplore ® Biblioteca Digital, com mais de 8 milhões de downloads por mês
  • Tem mais de 1.100 padrões ativos e mais de 500 padrões em desenvolvimento
  • Publica cerca de 180 transações, jornais, e revistas
  • Patrocinadores mais de 1.600 conferências em 95 países, enquanto:
  • A parceria com mais de 1.300 entidades não-IEEE globalmente
  • Atraindo mais de 485.000 participantes da conferência
  • A publicação de mais de 1.400 procedimentos de conferências via IEEEXplore

* Dados atuais a partir de 31 de Dezembro de 2015. Esta informação é actualizada anualmente.

Há mais de 421,355 membros do IEEE em mais de 160 países ao redor do mundo. Membros do IEEE são engenheiros, cientistas e outros profissionais cujos interesses técnica estão enraizadas em ciências elétricos e de computador, engenharia e disciplinas relacionadas.

O mais alto grau de adesão, IEEE Fellow, é alcançado através de uma proposta de pares e aprovação pelo Conselho IEEE de Administração para a distinção na profissão.

Show Ana mas e o que é Ramo Estudantil IEEE?

O Ramo Estudantil é um setor dentro da organização do IEEE que não tem fins lucrativos, O Ramo Estudantil do IEEE deve ser criado e gerenciado por estudantes de graduação, bem como de pós-graduação, que formam uma diretoria, sob a orientação de um professor da Universidade e um profissional ligado à Indústria, ambos associados ao IEEE. Uma forma de incentivar e tornar a vida acadêmica mais interdisciplinar e relevante para o aluno.

Os principais objetivos do Ramo Estudantil são:

1 — Contribuir para a melhoria do nível acadêmico e profissional dos estudantes;
2 — Promover uma maior integração entre os estudantes e sua futura profissão;
3 — Incentivar a liderança;
4 — Responsabilidade;
5 — Criatividade;
6 — Iniciativa e trabalho em grupo;

Estes objetivos são alcançados através das diversas atividades desenvolvidas pelo Ramo Estudantil, com o apoio da Universidade, da Seção, da Região e do IEEE.

As atividades consistem, basicamente, em palestras, cursos viagens e visitas técnicas, encontros entre estudantes de todo o país e do mundo, congressos, Semana da Engenharia, enfim, atividades que atendem às necessidades e aos interesses dos alunos de Cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica, Ciências da Computação e afins.

Bom galera espero que eu tenha conseguido suprir as dúvidas de vocês. Beijos e Até a próxima!!

Alguns links interessantes e que me ajudaram a escrever esse texto:

Página do IEEE-PUC-Rio: https://web.facebook.com/IeeePUC/?pnref=lhc

IEEE Ramos Estudantis: http://www.ieee.org.br/rio-de-janeiro/ramos-estudantis/

IEEE: http://www.ieee.org/