Pensamento Computacional: Uma ferramenta que pode ajudar a lidar com “nova sociedade”

“Pensamento computacional é um conjunto de habilidades e atitudes que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Pensamento computacional envolve a resolução de problemas, projeção de sistemas, e compreensão do comportamento humano, através da extração de conceitos fundamentais da ciência da computação. O pensamento computacional inclui uma série de ferramentas mentais que refletem a vastidão do campo da ciência da computação. “ Jeannette Wing

Eu sei que é difícil imaginar que as principais estruturas existentes na computação podem nos ajudar a resolver problemas do dia a dia. Os algoritmos e os seres humanos precisam lidar com questões difíceis e implicitamente achamos que os os humanos erram mais que os algoritmos. Quando na verdade o que devemos pensar é nas lições valiosas que pessoas e algoritmos podem oferecer umas às outras. E quanto mais eu estudo, reflito e falo sobre estes assuntos , mas fica claro a importância do desenvolvimento do pensamento computacional.Transitando entre os domínios da ciência, da computação, matemática acredito que precisamos dos algoritmos para viver melhor.

O conceito de algoritmo existe há séculos e o seu uso pode ser atribuídos a vários filósofos gregos mas só em 1936 que foi formalizado por meio da máquina de Turing inventada pelo Alan Turing. A máquina de Turing foi o modelo teórico que seria mais tarde responsável por concretizar o conceito de algoritmos e de conceitos mais avançados como AI. Alan Turing é considerado o pai da ciência da computação por seus feitos.

Quase 90 anos depois vivemos momentos de mudanças profundas, estamos lidando com algo que não sabemos muito bem o que é. Segundo Christian Dunker na entrevista que deu para o caderno globo entre dados, a geração de 1995 são a primeira geração criada nesse universo de nativos digitais. Isso é decisivo , como foi a primeira geração que lidou com o fogo. Porém nenhuma geração consegue de fato dominar os algoritmos. Estamos vivendo a era dos algoritmos sem entender muito bem como funciona.

E como o desenvolvimento do pensamento computacional pode nos ajudar a entender o impacto desta era na sociedade? O pensamento computacional envolve resolver problemas, projetar sistemas e compreender comportamento, baseando-se nos conceitos fundamentais à ciência da computação. Pensamento computacional inclui uma gama de ferramentas mentais que refletem a amplitude do campo da ciência da computação.

Características do pensamento computacional:

Decomposição: decompondo dados, processos ou problemas em partes menores e gerenciáveis

Reconhecimento de Padrões: Observando padrões, tendências e regularidades em dados

Abstração: Identificando os princípios gerais que geram esses padrões

Algoritmo Design: Desenvolvendo as instruções passo a passo para resolver este e outros problemas semelhantes

Vivemos o ápice do acesso a informação e a desinformação no Brasil. Vivemos em meio a fake news e embate contra a democracia. Um verdadeiro caos. Estamos nos deixando levar pelas nossas bolhas criadas por algoritmos. Não estamos decidindo nada.

Defendo aqui uma educação informativa pautada no desenvolvimento do pensamento computacional para todos! Um recado para os jovens : Estamos reféns da tecnologia que nos “ensinou a falar.”

Termino este texto com alguns questionamentos : Estamos tomando decisões com base em informações confiáveis? estamos sendo levados pelos algoritmos ou por nossas ações?

** A minha pesquisa que está durando ha quase um ano (ufa!) é sobre o desenvolvimento deste pensamento não só para atrás como robótica mas também para aplicações no dia a dia. A pesquisa tá grande e estou tentando focar em assuntos menores dentro dela e por isso tenho escrito estes textos para compartilhar com as pessoas e gerar uma reflexão e como forma de documentar parte do meu processo de pesquisa. Vai que um desses textos não virá artigo. Não custa tentar kkkk!

Se quiserem ver aplicações de conceitos da computação no dia a dia só seguir o computação sem caô no @compcao no instagram!

Livro que pode ajudar a entender conceitos de computação e aplicá-los no dia a dia : Algoritmos para viver — Tom Criffins

Livro que abre a mente sobre a filosofia do questionamento — Arte de questionar — filosofia do dia a dia — A. C. Grayling