Projeto Fotodocumental ESPM — RS Paradesporto

HUB ESPM
4 min readJul 4, 2017

--

A organização RS Paradesporto é uma entidade que tem por objetivo reunir pessoas portadoras de deficiência física, ou não, que se disponham a praticar, contribuir ou auxiliar no incentivo do desporto paralímpico. Além de contribuir para a modificação de paradigmas e construção de políticas que possibilitem a divulgação de uma imagem positiva de pessoas portadoras de deficiência.

A ONG desenvolve projetos como a Escola Paralímpica Gaúcha, Família Acessível e Psicologia Paralímpica. Dentre os esportes trabalhados estão Basquete em cadeira de rodas, atletismo, ciclismo, bocha e dança. O trabalho da RS Paradesporto é desenvolvido por voluntários e por professores contratados.

Com o objetivo de desenvolver uma atividade que trabalhasse na prática as habilidades e competências da disciplina de Fotojornalismo II e, ao mesmo tempo, conciliasse o estudo técnico sobre fotografia com o envolvimento dos alunos em uma causa social relevante, os alunos realizaram o Projeto de Fotografia Documental RS Paradesporto.

Durante os meses de maio e junho, foram feitas seis saídas de campo: três para o treinamento de basquete, localizado no Ginásio Tesourinha, duas para a Escola Paralímpica Gaúcha — um projeto de iniciação paralímpica no Centro Estadual de Treinamento Esportivo, CETE — e uma saída ao treinamento de Ciclismo, também localizada no CETE. Até o final do projeto, foram obtidas 1030 fotos, dentre elas, mais de 100 foram escolhidas e tratadas para representar o projeto documental e para que a instituição possa usá-las em sua divulgação.

Participaram do projeto os estudantes de Jornalismo do 5º semestre da ESPM-Sul, Amanda Xavier, Ana Carolina de Melo, Bruno Pedrotti, Edson Vitorio Haetinger, Isadora Osório, Jessica Teles, Lucas Ferreira Fagundes e Mariana Barcelos sob a orientação da professora Renata Stoduto.

Confira abaixo algumas das fotos escolhidas:

--

--

HUB ESPM

HUB ESPM-Sul — Agência Experimental de Jornalismo