Instalação Node.js no Ubuntu

Introdução

O Node.js é uma plataforma Javascript para programação de propósito geral, que permite aos usuários construírem aplicações de rede rapidamente. Ao levar o Javascript tanto ao front-end quanto ao back-end, o desenvolvimento pode ser mais consistente e ser projetado dentro do mesmo sistema.

Como Instalar a Versão Distro-Stable

O Ubuntu 16.04 contém uma versão do Node.js em seus repositórios padrão que pode ser utilizada para fornecer facilmente uma experiência consistente entre múltiplos servidores. No momento da redação, a versão nos repositórios é a v4.2.6. Esta não será a última versão, mas deve ser bastante estável, e deve ser suficiente para uma experimentação rápida com a linguagem.

Para obter esta versão, temos apenas que utilizar o gerenciador de pacotes apt. Devemos atualizar nosso índice de pacotes primeiro e então, instalar através dos repositórios:

sudo apt-get update
sudo apt-get install nodejs

Se o pacote no repositório satisfaz suas necessidades, isto é tudo que você precisa fazer para ter o Node.jsconfigurado. Em muitos casos, você vai querer também instalar o npm, que é o gerenciador de pacotes do Node.js. Você pode fazer isto digitando:

sudo apt-get install npm

Isto o permitirá instalar facilmente módulos e pacotes para utilizar com o Node.js.

Devido a um conflito com outro pacote, o executável dos repositórios do Ubuntu é chamado nodejs em vez de node. Tenha isso em mente quando estiver executando software.

A seguir, discutiremos alguns métodos mais flexíveis e robustos de instalação.

Conclusão

Como você pode ver, existem algumas maneiras de se instalar e executar o Node.js em seu servidor Ubuntu 16.04. Suas circunstâncias irão ditar quais dos métodos acima é a melhor ideia para sua necessidade. Embora a versão empacotada no repositório do Ubuntu seja a mais fácil, o método do nvmé, definitivamente, o mais flexível.

Like what you read? Give Hugo Ferreira a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.