Faça seu próprio gerador de fichas catalográficas usando o Google!

27.07.2018

Hoje eu descobri que você pode fazer seu gerador de ficha catalográfica no google forms, que pode até ser compartilhado entre outros catalogadores, de maneira mais prática. Fiz um de exemplo (está incorreto e impreciso, mas o fluxo funciona, é só fazer o seu próprio de acordo com suas necessidades, e não precisa programar):


Crie um formulário no google forms com as perguntas necessárias para gerar uma ficha catalográfica, fiz esse rapidamente, como exemplo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8j3pPpP3lugiJOg2dN9OLU5R16xFbT37YNrCnM57iSXZ_QQ/viewform

Quando terminar de editar seu formulário, clique nos três pontinhos do menu, e escolha a opção "instalar complementos", conforme imagem abaixo:


Pesquise e instale o complemento "formpublisher"


Execute o form publisher, ele vai te permitir criar um documento de word, onde você vai montar uma ficha catalográfica-modelo:


É importante também configurar as Regras de notificação do Form Publisher. No caso, eu deixei o "Form respondent" com direitos de editar o arquivo gerado da ficha lá no google drive. Outras opções é remeter a ficha direto ao e-mail fornecido no preenchimento, em formatos word ou PDF.


No google docs, você vai editar e formatar a ficha como bem entender. As respostas do formulário que você criou lá no passo 1, são representadas nesse momento, com o nome do campo no formulário. No meu exemplo, eu criei uma tabela de 1 célula, centralizei e coloquei ela no tamanho 12,5 x 7,5 e coloquei os campos dentro dela, na ordem desejada. Quando o documento estiver a contento, basta dar um nome pro seu arquivo e fechar a aba do google docs, e voltar ao seu formulário onde você escolhe o nome do arquivo escolhido para ser seu modelo (no meu caso, olhando a figura anterior, você pode ver que eu já escolhi o arquivo chamado "exemplo de gerador de ficha catalográfica":


Está tudo pronto. Agora, ao distribuir o link do seu formulário para que as pessoas respondam (no caso, os catalogadores), quando eles terminarem de preencher o formulário, automaticamente é salvo uma ficha no seu google docs, de acordo com o modelo criado acima (no exemplo, eu preenchi as resposta do formulário com os nomes dos campos mesmo). A vantagem é que como esse arquivo é editável, pode-se fazer ajustes se for necessário, e o google docs permite distribuir a ficha resultante em word ou pdf com facilidade.


Essa técnica pode ser utilizada para centena de aplicações (Por exemplo, a pessoa se inscreve para seu evento num google forms e você já deixa pré configurado um certificado).

ATENÇÃO: O FORM PUBLISHER TEM LIMITAÇÃO DE 100 UTILIZAÇÕES POR MÊS, A NÃO SER QUE VOCÊ INVISTA ALGUM DINHEIRO ADQUIRINDO UMA LICENÇA.

Espero que esse rápido tutorial seja de ajuda para os colegas, se alguém obter sucesso com isso, compartilhe e dê um feedback!