O que são códigos ISRC e ISWC?

Um dos maiores tópicos em debate na indústria musical diz respeito aos metadados e à garantia que músicos e editoras são compensados pela utilização das suas obras. Os códigos ISRC e ISWC são duas peças neste debate, ambos necessários no processo de catalogação de música que assegura que todas as pessoas envolvidas recebam a sua devida parte.

O que é o código ISRC?

ISRC (International Standard Recording Code) é um código único e exclusivo assignado a uma gravação específica (CD, ficheiro audio, video, etc.) interpretado por um artista ou banda. É essencialmente um número de identificação da gravação e é usado para rastrear e verificar informações específicas sobre uma gravação, incluindo:

Nome do artista
Título da faixa (canção)
Título do álbum
Nome da editora
UPC

Pode ser incluída mais informação além destes items.

Só deve haver um ISRC atribuído a uma gravação e nunca deve ser reutilizado noutra gravação.

https://isrc.ifpi.org/en/isrc-standard/code-syntax

Quem precisa de um ISRC?

Se queres vender a tua música, provavelmente vais precisar de um ISRC. Os ISRCs podem ser usados por artistas independentes, editoras e distribuidoras para cada gravação exclusiva lançada em CD, download ou disponibilizada via streaming.

Desta forma se um artista independente gravar um álbum com dez faixas, esse artista atribui dez ISRCS únicos (um por faixa), que estariam ligados a essas gravações específicas para sempre.

Os ISRCs são comummente usados por serviços de música digital, como o Spotify, e por sociedades de gestão coletiva, como a SPA ou a GDA.

Um ISRC também pode ser permanentemente codificado como uma “impressão digital”, que permite aos serviços de música identificar gravações a fim de distribuir vendas e pagamentos de royalties para artistas, editoras e distribuidoras.

Em Portugal a atribuição destes códigos estava a cargo da Associação Fonográfica Portuguesa (o representante da entidade internacional IFPI em Portugal). 
Uma vez que atualmente a AFP não está ativa, este processo passou a estar a cargo da Audiogest. 
É necessário contactar a Audiogest, ao cuidado do Miguel Carretas (Director Geral da Audiogest) a solicitar os ISRCs.

EDIÇÃO

A informação acima encontra-se desatualizada. Ao que parece, é a AFP a responsável pela atribuição dos ISRC’s em Portugal.

Fica o contacto para a solicitação dos ISRC’s:

AFP
AV. Sidonio Pais, 20 r/c Dto. 1050–215 Lisbon
Tel: +351 21 315 6655
Point of Contact: Eduardo Simões / Gonçalo Lopes
Email: geral@afp.org.pt / edurado.simoes@afp.org.pt

A AMAEI (Associação de Músicos Artistas e Editores Independentes) facilita a obtenção dos códigos ISRCs aos seus associados.

O que é um ISWC?

Um ISWC ( International Standard Musical Work Code) é um código exclusivo atribuído a uma obra musical ou composição específica escrita pelo(s) compositor(es). É um número de identificação que é usado para rastrear e verificar informações específicas sobre uma composição, incluindo:

Título da música
Compositor(es)
Editora(s)
Partilha de propriedade ou editora(s) de música

Só deve haver um ISWC atribuído a uma obra musical e nunca deve ser reutilizado para representar outro.

Quem precisa de um ISWC e como se relacionam com ISRCs?

ISWCs podem são usados por editoras e compositores para cada trabalho musical único. Por exemplo, se um compositor assina com uma editora e escreve dez músicas, a editora atribui dez ISWCs únicos (um por canção), que estariam ligados a essas canções específicas para sempre.

Um ISWC, no entanto, pode ser ligado a um número infinito de ISRCs. Isto é possível porque pode haver várias versões gravações de uma música (remix, cover, etc.), cada uma com o seu próprio ISRC único, todas ligadas ao mesmo ISWC.

Os ISWCs são usados por distribuidoras de música, serviços de música digital como o iTunes e Spotify, e sociedades de coleção como a SPA. Um ISWC também pode ser permanentemente codificado como uma “impressão digital”, permitindo que os serviços de música identifiquem gravações incorporando obras musicais e distribuam pagamentos de royalties para editores de música e compositores.

Onde e como se pode obter um ISWC?

A SPA é a representante em Portugal da agência internacional ISWC.
Como tal, é através da SPA que se podem obter os ISWC quando se declaram as obras.

Se gostaste deste post? Clica no coração em baixo