Sobre universidades e câmaras de eco

Hugo Cristo
Feb 25, 2017 · 2 min read

Quando Milton Santos escreveu “O intelectual e a universidade estagnada”, eu estava na reta final para fazer o finado VestUfes. Quase 20 anos depois, os argumentos dele podem ser promovidos de crítica a profecia autorrealizadora, pelo menos na minha instituição.

Nós esquecemos, acidentalmente ou deliberadamente, a função social da universidade, preferindo o aplauso reforçador dos grupinhos carreiristas às vaias prontamente endereçadas aos autores solitários de novas ideias.

Estagnação é pouco, somos câmaras de eco. Treinamos orientandos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso a citar mais do que pensar. Fazer parte do grupo que usa o autor tal (os whatever-ianos) é mais importante do que questionar, atualizar ou até atacar as ideias dos grandes. É heresia discordar de gente com fator de impacto alto. Não consigo sustentar meus próprios argumentos, então me escondo atrás de um bestseller. Recentemente, publiquei no Incendiários o caso de Chomsky versus Everett e Wolfe. É assustador.

Aliás, na era fitness, a única obesidade desejada é a do Lattes. Alguém deveria produzir um documentário estilo “Super Size Me” dos currículos acadêmicos. O que tem de drive-thru e combo com brinquedo por aí não é brincadeira.

Eu não deveria postar esse tipo de crítica nas redes, pois é extremamente contraditório. Os likes são reforçadores, embora a maior parte de quem curte não lerá o texto escrito por Milton Santos. Já me perguntaram “quem você pensa que é”, por discordar de um figurão. A resposta é óbvia: a menos que eu tenha um transtorno de personalidade, simplesmente “penso que não sou o figurão”. Citação deveria ser escada, não muleta.

Divirtam-se: http://www.adusp.org.br/files/revistas/11/r11a03.pdf

Hugo Cristo

Written by

design + code + cognitive science * (ufes / loop)

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade