4 elementos fundamentais para o feedback de alto impacto

Na biologia, estudamos que o “feedback” é um recurso que nosso organismo possui para regular a dosagem ideal de hormônios em nosso corpo.

No mundo corporativo, também utilizamos o termo “feedback” para propor a busca de um equilíbrio. Chamamos de feedback o retorno que damos para alguma pessoa — ou que recebemos de alguma pessoa — , que visa propor uma dica de desenvolvimento e de melhoria no desempenho e na relação entre os indivíduos.

Como estruturar um feedback de alto impacto, de modo que ele traga como resultado uma mudança efetiva no comportamento de outro indivíduo? Separamos uma dica que mostra para você quatro elementos fundamentais para a estruturação do seu feedback! Vamos lá:

  1. Elemento Evolução: este é o elemento número 1 da estruturação de um feedback de alto impacto. Antes de qualquer coisa, é necessário que você tenha algo claro em mente: o retorno que você irá dar para o indivíduo necessariamente precisa propor uma evolução para o desenvolvimento dele. Tenha muito bem estruturado qual é o ponto central da sua sugestão de melhoria.
  2. Elemento Fato: este é o elemento 2 da estruturação do bom feedback! Qualquer retorno que você for dar para um indivíduo precisa ser baseado em fatos, acontecimentos, ocasiões e situações sobre as quais você possa situar a pessoa em relação a tempo, contexto e acontecimento. O ideal é que você site estas ocasiões como insumo para a compreensão do que você pretende comunicar.
  3. Elemento Direção: este é o elemento número 3 da estruturação. O seu feedback, como será a partir de uma questão que você percebeu na pessoa para quem você irá aplicar, deve ser conduzido por você, e não por algum intermediário que você entenda que deve comunicá-lo em seu lugar. Ou seja, o feedback deve ser aplicado diretamente de você para a pessoa!
  4. Elemento Percepção: por fim, este é o elemento 4 do seu feedback. Como se trata de uma percepção sua, o feedback necessariamente precisa ter este caráter de percepção — quando for se dirigir à pessoa fale na primeira pessoa, deixando claro que o que você está falando é uma percepção sua e não uma verdade universal.

Caso você tenha se interessado por este conteúdo, fique ligado na nossa página do Facebook! Periodicamente divulgamos os cursos abertos que ministramos e temos um laboratório totalmente estruturado no tema “Comunicação Assertiva — vivencie o feedback de alto impacto”!

Quer dividir suas histórias de feedback com o Desperta ou esclarecer dúvidas a respeito das suas estruturações? Escreve pra gente!

Que a sua liderança Desperte, conosco, cada dia mais!

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Hugo Pessanha’s story.