Não precisa ser um atleta ou praticante de atividades físicas para gostar de filmes de esporte. Normalmente as tramas que têm o esporte como ponto central contam histórias de garra, sonho e muita superação!

São filmes inspiradores para qualquer um que busca atingir um objetivo ou uma meta na vida e quer aprender mais sobre disciplina e perseverança. Ou até para aqueles que buscam mudar de vida através do esporte.

Vencedor do Campeonato Brasileiro de Freefly em 2015, Humberto Siqueira Nogueira fez uma lista de seus filmes de esporte preferidos de todos os tempos.

É para você maratonar em casa e ganhar aquele gás para retomar (ou começar de uma vez por todas) as atividades físicas! …


Image for post
Image for post
Pixabay

No Brasil e no mundo, os esportes virtuais têm ganhado cada vez mais espaço em diferentes modalidades e jogos.

Para entender o fenômeno e o crescimento constante dos e-Sports, Humberto Siqueira Nogueira, paraquedista profissional, fala um pouco sobre a ideia de praticar esportes virtualmente.

E-sports podem ser classificados como esportes?

Humberto começa com a principal discussão sobre essa modalidade: afinal, os e-Sports são esportes de verdade ou não?

Em sua opinião, o cyber-atleta é um atleta comum, que tem suas habilidades psicológicas e motoras desafiadas a cada jogo e modalidade escolhida.

Por isso, ainda segundo Humberto Nogueira, engana-se quem pensa que atletas virtuais não são atletas e que o videogame não pode ser um esporte. Para ele, a grande confusão está no imaginário coletivo a respeito do esportista, ligado a uma ideia fixa de movimento, corpo e musculatura. …


Image for post
Image for post

Por se tratar de um esporte, e de um estilo de vida, que exige altura, queda livre, alta velocidade e muita adrenalina, surgem diversos mitos a respeito de como é realmente a prática de paraquedismo.

  • O Brasil é bem representado no paraquedismo internacional. Duas vezes recordista na categoria Head Down sul-americano, e com um título no campeonato brasileiro de freefly, Humberto Nogueira conta com mais de 1600 saltos na carreira.

Confira os principais mitos deste desporto de aventura, e saiba quais são verdadeiros ou não.

1° mito: é fácil sobreviver ao impacto da velocidade terminal

Muito já se ouviu falar a respeito de paraquedistas que sobreviveram com apenas algumas fraturas de um salto mal sucedido, porém isso não é comum. Há casos de sobrevivência em quedas na neve, ou com impactos em árvores, que diminuem a velocidade e o impacto da queda antes de chegar ao solo. …


Image for post
Image for post
Pixabay

A pandemia de Coronavírus e o confinamento em massa durante esse período tem feito muitas pessoas pensarem em atividades para fazer em casa e passar o tempo, incluindo os exercícios físicos.

Tanto para aqueles que já estão acostumados a fazer exercícios diários, como também os que não tem este costume, tem buscado algumas formas de exercitar o corpo. Isso porque os limites de locomoção dentro de casa trazem a sensação de desconforto até para pessoas mais sedentárias.

Foi pensando nisso que Humberto Siqueira Nogueira, paraquedista profissional e colecionador de recordes na modalidade Freefly em seus mais de 1.700 …


Image for post
Image for post
Pixabay

Com os hábitos saudáveis cada vez mais em alta, como a prática de exercícios físicos e a busca por uma alimentação mais equilibrada, tem se tornado comum, também, a suplementação alimentar por aqueles que buscam melhorar sua performance.

Entretanto, segundo Humberto Siqueira Nogueira, paraquedista profissional brasileiro, essa suplementação muitas vezes tem sido feita sem a orientação adequada, o que, ao invés de levar a um aumento de desempenho e força, pode trazer diversos riscos a saúde do atleta.

Para deixar isso ainda mais claro, Humberto Siqueira Nogueira apresenta alguns riscos que o consumo em excesso ou feito da forma errada pode ocasionar, são…


Image for post
Image for post
Fonte: Pixabay

Em pleno verão, com as altas temperaturas e o litoral cheio de pessoas que buscam uma forma de se refrescar e aproveitar as férias, também há quem busque por esportes radicais que são ideais para a estação.

Por isso, Humberto Siqueira Nogueira, paraquedista profissional e amante de desportos de adrenalina, comenta quais são os esportes radicais para a estação.

Mergulho

Existem três modalidades diferente de mergulho: livre, autônomo e o dependente. Por isso, Humberto Siqueira Nogueira explica um pouco mais sobre cada um:

Mergulho livre

Também como apneia, o mergulho livre é aquele que o mergulhador não usa nenhum equipamento para respiração subaquática, dependendo somente do seu fôlego debaixo d’água. …


Image for post
Image for post
Pixabay

Em 2017 a CBPQ (Confederação Brasileira de Paraquedismo) já tinha apontado o crescimento inédito na procura pelo esporte, registrando mais de 4.000 pessoas cadastradas como atletas regulares do paraquedismo. Em seu site, a confederação registra mais de 3.000 atletas filiados e 456 instrutores.

Alguns motivos para o interesse pelo esporte ter aumentado você vê abaixo!

A procura por adrenalina

A procura pela sensação de adrenalina para aliviar o marasmo da vida é um dos principais motivos pela procura do paraquedismo. São 50 segundos de queda livre, a mais de 200km/h! …


Image for post
Image for post

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou a entrada de 5 esportes nas olimpíadas de 2020, em Tokyo, o surfe, skate, beisebol/softbol, escalada e o karatê. Por isso, o paraquedista Humberto Siqueira Nogueira, que também torce pela entrada do desporto seja praticado nos jogos olímpicos, comenta um pouco sobre o assunto.

Segundo Humberto Siqueira Nogueira, a inclusão dos esportes faz parte do pacote de reformas feito pelo presidente do COI, Thomas Bach, que no final de 2014 propôs a ideia de trazer para as competições mais esportes que sejam populares no país sede, a fim de trazer maior audiência. …


Image for post
Image for post

O paraquedismo é um esporte radical que exige além de tudo, muita coragem. Por ser um esporte de risco, sua prática é limitada somente para adultos, com a presença de instrutores para quem está começando, ou saltos solos para quem já concluiu o curso necessário para saltar.

Entretanto, o Centro Nacional de Paraquedismo (CNP) em Boituva-SP, considerado a maior área para saltos de paraquedas da América Latina, possibilita que crianças, a partir de 5 anos, e adolescentes simulam os saltos em um túnel de vento, conhecido como Wind up Indoor Skydiving.

Segundo Humberto Siqueira Nogueira, renomado paraquedista brasileiro, a simulação é extremamente real, passando a sensação de queda livre no exato tempo que ela ocorreria com um salto de um avião. …


Image for post
Image for post

O paraquedismo é um esporte de aventura que tem ganhado cada vez mais espaço do público e atletas que são apaixonados por adrenalina. Com a evolução da tecnologia dos paraquedas, e a possibilidade de qualquer interessado conseguir praticar o desporto, existem cada vez mais campeonatos e competições que envolvem o paraquedismo.

Por conta disso, o paraquedista brasileiro, Humberto Siqueira Nogueira, que já foi destaque no Terra, conta um pouco sobre quais são os principais campeonatos de paraquedismo no mundo.

Campeonatos de paraquedismo no mundo

São muitos campeonatos deste esporte de aventura espalhados pelo globo, e por conta disso, Humberto Siqueira Nogueira selecionou os 5 principais que você deve conhecer e acompanhar se tem interesse pelo esporte. …

Humberto Siqueira Nogueira

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store