Desenvolvimentismo gera crise

George Huxcley
Sep 5, 2018 · 2 min read

Vivemos em uma sociedade de mercado.
E, a menos que você se mude para uma ecovila, comuna, ou qualquer outro tipo de sociedade alternativa.

VOCÊ PRECISA ENTENDER ECONOMIA

O ano é 1929 o capitalismo vive então sua maior crise, mas antes mesmo de 29, 25% dos americanos estavam desempregados, com a crise este numero simplesmente explode. Fome, miséria, violência, mortalidade, na nação considerada a mais prospera do mundo na virada do século.

De um lado você tinha os liberais clássicos, dizendo que a economia deveria ser livre para que o mercado se auto-regulasse, do outro lado você tinha os socialistas dizendo que o capitalismo era a raiz de todo mal.

É quando aparece John Maynard Keynes, ele cria um sistema sofisticado de economia controlado pelo Estado e agentes políticos para o desenvolvimentismo, a ideia dele na pratica era muito eficaz, o país precisava se desenvolver, as pessoas precisavam de emprego, bastaria o Estado direcionar as demandas econômicas, assim os empregos seriam gerados, a produção aquecida.

O sistema de Keynes fica entre o socialismo cientifico Marx, que acredita no papel do Estado em gerar o bem estar, e o liberalismo clássico de Adam Smith que acredita na força do mercado como agente de produção de riquezas. E de quebra, cria a necessidade dos agentes políticos para direcionar da melhor forma o mercado.

O Problema é que na década de 70 as economias, Americana e Inglesa começam a apresentar graves crises, e na busca de entender o que estava acontecendo, aparece o que pra mim é o maior nome da Economia do século XX: Friedrich Hayek.
Hayek era aluno do notável Ludwig von Mises, amigo pessoal de Karl Popper.
Hayek com sua ‘Teoria Austríaca do ciclo econômico’ ganha o premio Nobel de economia em 1974.

E o que dizia a teoria?
Basicamente que o sistema desenvolvimentista e o crédito artificial GERAM CRISES CÍCLICAS.

Basicamente a oferta artificial de crédito no mercado, fomenta um consumo não racional, o que naturalmente gera inflação que se transforma em bolhas, e quando essas bolhas estouram, gera crise, endividamento coletivo, aumento da pobreza, desemprego, violência, e ao final a dependência no Estado e na classe politica, para resolver um problema que ele mesmo criou.

Antigamente o mercado era muito regional, o comercio internacional não tão forte, hoje eu compro um colar havaiano da China e chega na minha casa em um mês, tudo pela internet.

1929 não havia nem estrada direito, não havia telefone, sequer a energia elétrica era realidade nas casas americanas. Talvez a proposta de Keynes fosse a melhor para uma rápida construção econômica, o problema é que os ciclos de crises que eram longos, estão cada vez mais curtos. E quem sempre se prejudica, SÃO OS MAIS POBRES.

Para a classe politica o Keynesianismo é perfeito, gera uma dependência na classe politica absurda, uma dependência no Estado e em que o orbita.

O maior problema é que o mundo tá mudando de uma forma gigantesca em uma velocidade assustadora, a China já entendeu isso, e ocidente continua repetindo erros.

Cada ano perdido daqui pra frente, significa uns 10 para se recuperar.
Como será sua vida daqui a 10 anos?

George Huxcley

Written by

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ desobediente. nascido pra mudar o mundo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ equilibro-me em linhas tênues. huxcley.me