Você conhece esse consumidor?

Eles são donos dos seus próprios narizes, responsáveis por escolher e comprar os produtos para a casa como: — Higiene & Beleza, Alimentos e Bebidas, Produtos de Limpeza, Utensílios e Eletrodomésticos.

Quando se trata de produtos e serviços para uso pessoal, a TV por assinatura é o primeiro de sua lista, seguido por Salão de Beleza, Manicure e Similares.

Apenas 4% das suas despesas pessoais é dedicada ao entretenimento: lazer, passeios e viagens.

Mais da metade dos entrevistados dizem sentir falta de produtos e serviços para o seu perfil. Faltam curso, vestuário, alimentos, serviços de turismo, cursos de idiomas, intercâmbio, soluções para adaptação/ acessibilidade da casa, beleza (xampu, cosméticos, maquiagem), etc.

No Brasil, hoje, os consumidores 60+ representam quase 30 milhões de pessoas, mais do que a população do Chile e do Uruguai juntos. Eles são responsáveis por 20% do consumo no País.

E esse número não para de crescer! Em 2030, um quinto da população brasileira será idosa, de acordo com as estimativas do IBGE.

E não se engane com estereótipos porque mais de 85% dos nossos seniores tem vida ativa, controlando as próprias finanças e tomando decisões na hora da compra.

Mais do que isso, essa nova geração de 60+ tem muito a contribuir. Muitas oportunidades ocorrem quando ouvimos, entendemos e valorizamos esses exigentes consumidores.

Ao considerar esse público parte de seus planos estratégicos, as empresas têm a oportunidade de melhorar suas ofertas, beneficiando todas as gerações.

Como afirmou Joseph Coughlin, professor de planejamento urbano do Massachusetts Institute of Technology (MIT), no livroThe Longevity Economy: Unlocking the World’s Fastest-Growing, Most Misunderstood Market: “produtos bons para os idosos são em geral bons para todos”.

Para saber mais sobre hábitos de consumo desse mercado que mais cresce no Brasil e no mundo, acesse aqui e leia o estudo completo.

Hype60+ — Somos uma consultoria de marketing especializada no consumidor sênior. Ajudamos empresas, marcas e organizações a criarem melhores produtos, serviços e experiências para os maduros. É nosso objetivo potencializar o mercado sênior no Brasil.


Originalmente publicado no site Hype60+.