Se encarar é uma das coisas mais assustadoras que existe.
Eu não gosto muito de assistir canais do YouTube, mas tem um que é uma exceção sensacional: “Coisas que nunca vivi (ou evitava viver)”. É o canal do Tavião, onde ele grava experiências nunca vivenciadas, e é incrível. E em um dos vídeos, ele disse uma frase que foi mindblowing pra mim:
Se encarar é uma das coisas mais assustadoras que existe.
Realmente. Imagina que você teve um dia horrível, se sentiu um lixo, foi menosprezado, desvalorizado. Mas são 20h e você chegou em casa e deitou na cama, sozinho. Naquele momento, você relembra as coisas do seu dia e se encontra na presença da pessoa mais difícil de lidar: você mesmo.
Você se sente sozinho, deprimido, cansado, insuficiente, solitário.
E aquela pessoa (você mesmo) faz questão de gritar todos os seus defeitos, e você não tem como fugir porque é você ali, sua consciência, o seu eu.
Mas vai uma dica pra quem se sente assim: tenha paciência consigo mesmo. Você é amável e carinhoso com todos/as ao seu redor, mas porque não com você? Porque quando o assunto é nós mesmos, nos tornamos insensíveis, duros, rígidos?
Encare, respire, escute a si mesmo e aceite.
Conheça seus defeitos, mas também conheça suas qualidades. Você não é um amontoado de coisa ruim que só faz mal às pessoas. Você é um ser humano comum, com defeitos e qualidades. Aceite as suas qualidades assim como você aceita seus defeitos.
Tá tudo bem dar de cara com alguém ruim de lidar. Acontece, a gente é assim mesmo. A gente só não pode ignorar o que sentimentos, porque é mais doloroso e pode vir a ser algo impetuoso.
Respire. Aproveite a sua presença. Se quiser, até converse com ela. Só não ignore ou menospreze. Você não faria isso com alguém de fora.
