CORRENDO CONTRA O TEMPO

Pr. Glauco Barreira M. Filho

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim, como sábios, REMINDO O TEMPO, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor"(Efésios 5: 15-16)

Lutero via a nossa vocação na terra como algo a que devíamos nos sujeitar por ser a vontade de Deus, enquanto Calvino dizia que não apenas devíamos nos sujeitar a vontade de Deus, mas torná-la ativa e próspera. Devemos descobrir a vontade de Deus para as nossas vidas e vivê-la com toda intensidade para a glória de Deus.

Richard Baxter disse que “ninguém, portanto, é desculpável, se viver sem ser útil ao mundo”. Essa compreensão responsável e séria da vida fez os protestantes do século XVI terem “nervos de aço”. Isso os destinou a serem “heróis”, como disse Carlyle.

Os metodistas também foram exemplo nesse aspecto. A vida metódica (“metodismo” vem de “metódico”) os tornou exímios administradores do tempo. Eles procuravam ser produtivos para Deus em cada segundo da vida.

Uma das coisas que mais me angustia é lembrar o quanto me resta de vida e quão pouco eu tenho produzido para Deus. Essa angústia, todavia, não é paralisante, pois logo eu me levanto (às vezes, ainda me rasgando por dentro) e prossigo para dar oportunidade para Deus em cada segundo de minha existência.

Jonathan Edwards, em 1734, deixou três conselhos para remir o tempo: 1) Aproveite o tempo imediatamente, sem nenhuma demora; 2) Aproveite, especialmente, aquelas partes do tempo que são mais preciosas. Embora todo o tempo seja precioso, o tempo a ser dedicado em atividades espirituais é mais importante do que o tempo dedicado às atividades normais. Assim, aproveite especialmente o domingo, os tempos para culto público, os tempos em que o Espírito Santo está agindo intensamente; 3) Aproveite bem seu tempo vago, de descanso, de modo útil. Cada dom e oportunidade devem ser bem desenvolvidos e aproveitados para o nosso bem e para o bem dos outros.

A Bíblia diz:

"Apressei-me e não me detive a observação do teus mandamentos" (Salmo 119: 60)
"Ensina-nos a contar nos nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio" (Salmo 90: 12)
"Tudo quanto é feito a mão para fazer, faze-o conforme como tuas forças, porque na sepultura, para onde você não tem obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria" (Eclesiastes 9:10)
Like what you read? Give Igreja Batista Renovada Moriá em Fortaleza a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.