5 coisas que aprendi na minha segunda Game Jam!

Aconteceu em fevereiro a terceira edição da game jam Jamtatic (a Jamtastic Vol. 3), entre os dias 16/02 a 25/02, com o tema “Carnaval”.

“Hit and Samba” foi o jogo que desenvolvemos em 9 dias de Game Jam. O link está no final do post.

Ao contrário da minha primeira game jam, onde participei sozinho, nessa eu entrei em uma equipe com dois desenvolvedores, um músico e um artista. (BAITA upgrade, né?)

E, novamente, foi uma grande experiência cheia de aprendizados, que serão levados para as próximas game jams e também para outros projetos paralelos.

Gostaria de compartilhar aqui algumas das coisas que pude aprender não só desenvolvendo o nosso jogo, mas também por meio de textos, podcasts e nas conversas com todo o pessoal da jam (da minha equipe e do grupo da Jamtastic):

1- Alinhe a sua expectativa da jam com seu time

Converse com seu time sobre seus objetivos na game jam, sua disponibilidade para participar e suas experiências anteriores. Se for possível, faça isso antes da jam para já se conhecerem.

Isso ajuda a se programarem minimamente para traçar um escopo viável (calma, tem dica de escopo mais pra frente também).

2- Gerando ideias

Com o tema da game jam em mãos, reserve um tempo para anotar as ideias de projeto que você tem e depois junte-se com o time para compartilhar, onde cada um deverá apresentar e explicar o projeto com abertura para os outros melhorarem a ideia.

Atenção: não é hora de podar as ideias dos amigos!

Discorram sobre todas as ideias e depois selecionem a que mais gostaram.

Você pode conduzir essa parte seguindo o modelo de divergência e convergência, onde há abertura para as ideias, exploração e depois um fechamento:

“Gamestorming: A Playbook for Innovators, Rulebreakers, and Changemakers” de Dave Grey

Mas lembre-se que toda a abertura de uma discussão deve ser concluída com o fechamento antes de seguirem para os próximos itens.

3- Definindo o escopo

É extremamente difícil fazer tudo da forma que queremos no curto tempo da jam, e se você não quebrar a sua ideia em partes menores a chance de não ter nada palpável no final é grande (para não dizer quase certa).

Pegue a ideia escolhida e enxugue ao máximo. Crie o Produto Viável Mínimo (MVP) da ideia dizendo o mínimo de mecânicas e e tarefas que deve ser feitas para que o jogo aconteça.

Um jogo de plataforma, por exemplo, precisa somente de um personagem que ande para os lados, uma ação de pulo e plataformas. Esse é o mínimo. Tendo isso é possível incrementar posteriormente adicionando inimigos, itens e mais um milhão de coisas (que também podem ser feitas após a jam, sem problemas).

4- Defina as tarefas que você fará

Se as pessoas da sua equipe são autogerenciáveis, pule esse item e avance 5 casas. (Yay!)

Vocês precisam definir e comunicar o que irão fazer durante o projeto e também como será a entrega da sua parte para formar o todo do projeto.

Caso você ou sua equipe não estejam acostumados a se organizarem assim, defina uma pessoa para gerenciar essas entregas (opte pela pessoa com maior experiência em game jams ou quem possuir maior skill/vontade de liderar o projeto), para que a produção do game não fique atrasada, confusa ou as duas coisas ao mesmo tempo juntas!

5 — Comunicação. Câmbio.

É importantíssimo que todos estejam a par do que está acontecendo, sejam notícias boas como terminar um sprite antes do prazo ou notícias não tão boas como um bug inesperado.

Mantenha seus amigos por dentro do que você está fazendo, mesmo que eles não sejam da mesma área que você. É uma oportunidade de trocar conhecimento e também pedir/dar feedback de alguém que tem uma visão diferente da sua.

Pegando emprestado o modelo scrum, coloque seus amigos a par do que você desenvolveu, se está com algum problema e quando acha que terminará o que está em suas mãos. Se o time não faz isso, a pessoa responsável pelo gerenciamento do projeto deve “puxar” essa conversa com todos.

Agradecimentos, indicações e links

Para terminar, gostaria de agradecer aos meus companheiros de equipe nessa jam que foram totalmente excelentes: @Forni365, @henriquepikachu, @danielhalond e @anddersonrs.

E também agradecer à todos no grupo da Jamtastic no Telegram, onde além de compartilharmos nossas aflições com os joguinhos em todos os níveis e áreas, também discutimos processos de desenvolvimento, dúvidas, links bacanas e um combo de trocadilhos um pior que o outro. 
Junte-se ao nosso grupo no Telegram: https://t.me/jamtasticgd

E, claro, nosso game Hit and Samba está disponível online aqui, para desktops: https://gamejolt.com/games/hit-and-samba/322267

Obrigado e vamos que vamos nessas game jams!

Like what you read? Give Icaro Ferracini a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.