Afinal, quantos são os esportes olímpicos?

Você já deve ter visto por aí números desencontrados sobre a quantidade de esportes disputados na Olimpíada. No caso da Rio 2016, eles variaram entre 28, 33 e 42. A depender do critério adotado, todos estão certos. Mas por que a diferença?

Vou começar a explicação pelo número que eu considero o mais correto: 33. São eles: arco, atletismo, badminton, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, golfe, handebol, hipismo, hóquei, judô, levantamento de peso, lutas, maratona aquática, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno, polo aquático, remo, rugby, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia.

Como se pode perceber, todos esses esportes têm regras distintas, campos de jogo diferentes, enfim, uma lógica própria. Mas por que nem todos aceitam esse número?

Os especialistas que falam em 28 esportes olímpicos adotam um critério político, ou seja, o número de federações que regulam as modalidades. Assim, a contagem diminui em cinco esportes porque vôlei e vôlei de praia viram uma coisa só, já que estão sob a jurisdição da FIVB. Idem para os “esportes aquáticos” (maratona aquática, nado, natação, polo aquático e saltos), todos comandados pela Fina.

Já quem fala em 42 modalidades – o comitê organizador da Rio 2016 preferiu esse número, bem como a Skol e a sua coleção de copos que virou febre – divide algumas disciplinas esportivas em esportes diferentes.

Assim, a canoagem é dividida em de velocidade e slalom. O ciclismo, em BMX, de estrada, mountain bike e de pista. A ginástica é separada em artística, rítmica e de trampolim. As lutas, em greco-romana e livre. O hipismo em adestramento, CCE (conjunto completo de equitação) e saltos.

Para mim, nem a divisão política nem a separação de disciplinas de um mesmo esporte fazem sentido. E para você?

P.S.: Em Tóquio, teremos mais seis modalidades olímpicas: beisebol, caratê, escalada, skate, softbol e surfe. Apesar de a mídia e o próprio COI estarem divulgando que são cinco, não dá para considerar beisebol e softbol a mesma coisa. Os esportes têm campos de jogo e regras distintas.

Foto: divulgação/CBG

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.