Começou o ciclo olímpico Tóquio 2020. E ele está passando na TV, sim

Os Jogos Olímpicos emocionaram, encantaram e fizeram o público brasileiro conhecer e torcer por modalidades as quais não estava acostumado. Desde os “quase populares” vôlei e basquete, passando pelo handebol e o caldeirão em que se transformou a Arena do Futuro a até os menos conhecidos canoagem e tiro esportivo, nos quais brilharam Isaquias Queiroz e Felipe Wu.
Um dos discursos que se leu/ouviu muito nas redes sociais e em conversas com os torcedores brasileiros aqui no Rio de Janeiro foi o de: “Ah, eu até gostaria de acompanhar esse esporte, mas ele não passa na TV”. Essa é uma meia verdade. Se pensarmos na TV aberta, de fato, o rol de esportes olímpicos transmitidos é muito pouco, se restringindo a uma ou outra transmissão de vôlei e vôlei de praia na Globo, de basquete na Rede TV ou de tênis na Band.
Porém, se ampliarmos o espectro para os canais por assinatura, há uma oferta bem grande de transmissões das mais diversas modalidades. É claro, o futebol domina 95% da programação (o que é fruto da nossa histórica monocultura esportiva e uma pena), mas, para quem, de fato, tiver interesse em acompanhar os esportes olímpicos, dá para ver, sim.
Vamos dar como exemplo esta primeira semana pós-Rio 2016, a largada oficial do ciclo olímpico de Tóquio 2020. Os canais Sportv, ESPN, Bandsports e Fox Sports vão transmitir competições importantes de atletismo, natação, basquete, vôlei de praia, tênis, golfe, hipismo, skate e ciclismo (ver cronograma abaixo), inclusive com a participação de brasileiros.
No atletismo, recomeça a Diamond League, principal competição anual da modalidade, sem brasileiro, mas com o francês do salto com vara Renaud Lavellenie, que causou polêmica ao reclamar das vaias recebidas no Engenhão durante duelo pela medalha de ouro com o paulista Thiago Braz.
Na natação, a Copa do Mundo em piscina curta também é a competição anual mais importante do calendário. Os brasileiros Felipe Lima e Gláuber Silva competem nos nados peito e borboleta, respectivamente.
No basquete, a WNBA, liga norte-americana feminina, está de volta após a pausa para a Olimpíada, com as hexacampeãs olímpicas em quadra. No Brasil, o Campeonato Paulista — que não parou durante a Rio 2016 — prossegue e marca o início da busca pela renovação, visto que nem o técnico Ruben Magnano nem boa parte dos jogadores que estiveram na Cidade Maravilhosa continuarão.
No vôlei de praia, cinco duplas brasileiras no masculino e seis no feminino participam da etapa de Long Beach do Circuito Mundial, entre elas os olímpicos Pedro/Evandro e Larissa/Talita, respectivamente, 9º e 4º colocados no Rio.
O skate, que estreará como esporte olímpico em 2020, prossegue com as etapas da Street League Skateboarding. Os brasileiros Felipe Gustavo, Tiago Lemos, Luan Oliveira e Carlos Ribeiro participam do circuito.
No tênis, o circuito da WTA não para e segue para New Haven. O golfe tem um dos campeonatos mais importantes do PGA Tour: o The Barclays. O mesmo acontece com o ciclismo e a tradicional Volta da Espanha. Nenhuma das três competições tem a participação de brasileiros.
Esporte olímpico na TV — Semana de 25 a 28/8
25/8
10h Ciclismo — Volta da Espanha — etapa 6 — ao vivo — ESPN +
15h Atletismo — Diamond League — etapa de Lausanne — ao vivo — Bandsports
15h Golfe — The Barclays — 1ª rodada — ao vivo — ESPN
17h Tênis — WTA — etapa de New Haven — VT — Bandsports
20h Tênis — WTA — etapa de New Haven — ao vivo — Bandsports
23h Hipismo — Global Champions 2016 — etapa de Valkenswaard (ocorrida durante a Olimpíada) — VT — Sportv 3
26/8
10h Ciclismo — Volta da Espanha — etapa 7 — ao vivo — ESPN +
11h55 Copa do Mundo de Natação — etapa de Paris — ao vivo — Sportv 2
14h Tênis — WTA — etapa de New Haven — ao vivo — Bandsports
15h Golfe — The Barclays — 2ª rodada — ao vivo — ESPN
15h30 Copa do Mundo de Ciclismo Mountain Bike — etapa de Mont-Sainte-anne — Downhill (ocorrida durante a Olimpíada) — VT — ESPN +
20h Tênis — WTA — etapa de New Haven — ao vivo — Bandsports
27/8
10h Ciclismo — Volta da Espanha — etapa 8 — ao vivo — ESPN +
10h55 Copa do Mundo de Natação — etapa de Paris — ao vivo — Sportv
14h50 Campeonato Paulista Masculino de Basquete: Mogi x Pinheiros — ao vivo — Rede TV
15h Atletismo — Diamond League — etapa de Paris — ao vivo — Bandsports
15h30 Golfe — The Barclays — 3ª rodada — ao vivo — ESPN
17h Tênis — WTA — etapa de New Haven — ao vivo — Bandsports
20h25 Circuito Mundial de Vôlei de Praia — etapa de Long Beach — semifinais feminina e masculina — ao vivo — Sportv 3
1h30 Circuito Mundial de Vôlei de Praia — etapa de Long Beach — semifinais feminina e masculina — ao vivo — Sportv 2
28/8
7h Skate – Street League Skateboarding (etapa a confirmar) – VT – Fox Sports 2
10h Ciclismo — Volta da Espanha — etapa 9 — ao vivo — ESPN +
14h30 Golfe — The Barclays — Final — ao vivo — ESPN
17ho5h Circuito Mundial de Vôlei de Praia — etapa de Long Beach — finais — Sportv 2
19h35h Circuito Mundial de Vôlei de Praia – etapa de Long Beach – finais – Sportv 2
20h Basquete — WNBA — Minessotta Link x Seatle Storm — ESPN +
P.S.: De 21 a 24 de agosto, as transmissões de esportes olímpicos, basicamente, se restringiram à Volta da Espanha de Ciclismo na ESPN.
P.S.2: Não incluímos na programação os jogos da MLB porque não há nenhuma sinalização, até o momento, de que os atletas da Liga Norte-Americana de Beisebol serão liberados para disputar os Jogos Olímpicos. Até Pequim 2008, os jogos da MLB não paravam por conta da Olimpíada, fazendo com que os clubes não liberassem seus atletas para o torneio olímpico. Após 12 anos fora, o beisebol volta a ser esporte olímpico em 2020, mas pode acabar saindo novamente caso o impasse persista.