Público geek recifense mostra sua força para organizadores da Comic-Con
Por Fernanda Fontenelle

Na noite da última quarta (15), uma animada multidão se reuniu no Centro de Convenções de Pernambuco para assistir à estreia do Omelete Live Tour. O evento, um bate-papo descontraído entre três editores do portal Omelete — Marcelo Forlani, Thiago Romariz e Patrícia Gomes — tem como proposta levar a equipe a diversas cidades do país, transmitindo as apresentações ao vivo através de sua página do Facebook.

Durante a conversa, Forlani, um dos sócios-fundadores do site, contou um pouco sobre a origem do nome Omelete. Já Thiago e Patrícia levaram o público às gargalhadas com os relatos de suas respectivas contratações, e narraram algumas de suas experiências mais marcantes como colaboradores daquele que é hoje o maior portal dedicado à cultura pop no país. Os três ainda trocaram ideias com o público sobre os principais lançamentos cinematográficos do ano, e aproveitaram o ensejo para promover as vendas do serviço Omelete Box.

A escolha da capital pernambucana para sediar a estreia do tour não foi acidental: durante o encontro, foi oficializada a informação de que, no próximo ano, Recife será sede da CCXP Tour Nordeste — quarta edição da Comic-Con Experience, e a primeira fora de São Paulo. A convenção, o mais importante evento do universo geek na América Latina, acontecerá no pavilhão do Centro de Convenções entre os dias 13 e 16 de abril de 2017.

Embora o Teatro Guararapes não estivesse lotado — um protesto que ocorria na Av. Agamenon Magalhães possivelmente impediu a chegada de muitos dos inscritos no evento — , e apesar de a grande notícia da noite não ser exatamente uma novidade, a reação do público deu à equipe do Omelete um gostinho do que podemos esperar da CCXP em 2017. Durante a transmissão ao vivo, enquanto os demais editores e colaboradores do Omelete mandavam seu recado para os fãs pernambucanos, em vídeo exibido no telão do teatro, o público ávido gritava e aplaudia. Quando a gravação de Érico Borgo, co-fundador e diretor de conteúdo do portal, pediu que a platéia “fizesse muito barulho”, o local quase veio abaixo.
A menos de três meses da próxima Comic-Con Experience, o anúncio de um evento fora do habitual circuito Rio-São Paulo chega como uma recompensa longamente esperada pela comunidade nerd do Nordeste do país. O mercado geek, um dos nichos que mais crescem, independentemente de qualquer crise econômica, teria tudo para ser gigante no Recife; entretanto, a oferta de produtos, serviços e eventos locais voltados para este público, embora crescente, continua limitadíssima, e boa parte da demanda continua sendo atendida por empresas de outros estados ou mesmo do exterior.

Sobre a falta de opções para os fãs de cultura pop em Pernambuco, o assistente administrativo Cleiton Pessoa comentou: “Acho que existe uma carência neste segmento, principalmente para o adulto jovem. A maior parte da programação existente na nossa região é para o público infantil, ou então abrange mais a cultura japonesa, como é o caso da Super-Con. Não temos eventos para quem curte quadrinhos, filmes e séries”. Questionado sobre suas expectativas para a CCXP Tour Nordeste, cuja programação ainda não foi divulgada, Cleiton declarou: “Espero que eles consigam trazer, nem que seja em uma proporção menor, as atrações dos estúdios internacionais.”

Segundo os próprios organizadores da CCXP, mais de 50% dos visitantes da Comic-Con Experience costumam vir de fora de São Paulo. A expectativa dos produtores é de que entre 60 e 80 mil pessoas compareçam à primeira edição recifense. Se os cerca de mil presentes no Omelete Live Tour servirem como termômetro da expectativa e animação do público do Nordeste, podemos esperar um evento para ficar na memória — e no calendário anual definitivo — dos geeks de todo o Brasil.