Pesquisa: 55% dos brasileiros não veem exagero na Operação Lava Jato

Por: Tatiana Seixas

Nosso diretor geral, Maurício Moura, participou mais uma vez do painel promovido pelo Brazil Institute no Wilson Center de Whashington, DC. Desta vez, o tema debatido foi a condução coercitiva de Lula, bem como novas denúncias de envolvimento da presidente Dilma Rousseff nos escândalos de corrupção investigados pela Operação Lava Jato.

Durante o evento, Maurício apresentou os resultados de nossa nova pesquisa sobre a opinião dos brasileiros acerca do governo de Dilma, da inocência de Lula na Operação Lava Jato e também da participação no protesto pelo impeachment, que aconteceu no dia 13 de março.

Os principais destaques foram divulgados com exclusividade na coluna do José Toledo no Estadão e são descritos a seguir:

Resultados da pesquisa de opinião do Ideia Inteligência sobre o evolvimento da presidente Dilma Rousseff e do, ex-presidente Lula na operação Lava Jato
  • 75% dos entrevistados seguem avaliando mal o governo de Dilma, sendo 17% os que acham a gestão da presidente regular e apenas 8% se mostram satisfeitos
  • 67% dos respondentes dizem apoiar o impeachment da presidente
  • A maioria dos brasileiros (58%) discorda que a Lava Jato exagerou ao conduzir forma coercitiva o ex-presidente Lula a depor sobre as denúncias de corrupção. Nesse sentido, 22% dos entrevistados dizem concordar que houve exagero e outros 20% não souberam opinar.
  • Por sua vez, 55% não acreditam na inocência do ex-presidente, ao passo que 33% não souberam opinar sobre o assunto e somente 12% acham que Lula é inocente das acusações da Lava Jato.
  • Apesar de quase todos os entrevistados (89%) apoiarem a Operação, poucos disseram (9%) que iriam participar do protesto pelo impeachment de Dilma, que aconteceu dia 13 de março em todo o país

A pesquisa foi realizada por telefone, pelo método URA (Unidade de Resposta Audível), entre os dias 6, 7 e 8 de março de 2016. Através desta ferramenta, as perguntas e respostas são feitas de forma automática pelo teclado. A amostra foi de 10.003 respostas, com margem de erro 1.45% para mais ou para menos.

O que achou deste post? Se gostou, clique no coração abaixo e ajude este texto a chegar a mais pessoas. Deixe também seus comentários e compartilhe com seus amigos. Se quiser receber mais conteúdo sobre marketing direto, big data, pesquisa e inteligência de mercado, siga nosso canal!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.